Semed e CAP/DV realizam curso de capacitação para professores de estudantes especiais na Escola Cel. Juvêncio

Parceria da Semed com a secretaria estadual de educação – SED – CAP/DV realizou nos dias 1,2 e 3 de julho, na escola estadual, Cel. Juvêncio o curso de Tecnologia Assistiva. O curso é uma conquista das professoras Ada Venturini – coordenadora de Educação Especial da Semed – e Maria Lucia G. Almeida – técnica do NUESP (Núcleo de Educação Especial) da rede estadual de ensino.

O curso objetiva “capacitar professores de sala de recursos multifuncional e professores de apoio atendentes de estudantes com paralisia cerebral”, com 40 h de duração, 20 participantes; tem como professores Carla Cecília M. Gonçalves, Psicopedagoga, e Felipe Garcia Gomes, Licenciado em Química – ambos especialistas em Educação Especial.

Para o professor Felipe Gomes, a “meta do curso é que os professores conheçam e se apropriem das tecnologias assistivas para as pessoas com deficiência visual e outras; fazendo com que além do acesso, tenham domínio da informática” – especificou. A professora Maria Cecília, disse que o curso apresenta “orientações didático-pedagógicas sobre as atribuições e funções do professor no atendimento e adaptações dos recursos pedagógicos multidisciplinares”.

Segundo eles, os programas “resultam em facilidades/possibilidades na informática para se ensinar procedimentos e aplicativos aos deficientes visuais e portadores de outras necessidades, para que dominem e executem ações de aprendizagem através da informática, mas também em todas as disciplinas” – comentaram.

Para a coordenadora de Educação Especial e a técnica do NUESP, este curso “é uma reivindicação antiga que agora conseguimos, buscando capacitar nossos professores e ampliar ainda mais possibilidades inclusivas na educação de nosso município” – afirmaram

Confira também

Rascunho automático