Rota do Desenvolvimento tem início em Nova Andradina

Nova Andradina (MS) – Teve início nesta terça-feira (21), em Nova Andradina, a primeira edição do programa Rota do Desenvolvimento do Governo do Estado. Elaborada com parceria do Sistema S e de entidades do setor produtivo, a ação tem como objetivo incentivar a diversificação da matriz econômica de Mato Grosso do Sul e levar o progresso para o interior do Estado.

A ação acontece no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O governador Reinaldo Azambuja foi representado na solenidade de abertura pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Ricardo Senna. Segundo ele, “o governo vestiu a camisa dos pequenos negócios”, que representam 98% das empresas instaladas no Estado.

“Essa ação é oportunidade grande de maximizar a economia local. O governo está trabalhando na construção de um novo paradigma de desenvolvimento do Estado (…) criando políticas para estimular o crescimento das micro e pequenas empresas (MPEs) com sustentabilidade, ciência, inovação e tecnologia da informação”, disse.

Durante a abertura, o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, destacou a contribuição do Estado para o desenvolvimento das MPEs. Segundo ele, o conhecimento repassado aos empresários por ações como a Rota do Desenvolvimento é fundamental para os empreendimentos crescerem. “E para ter sucesso é preciso ter ética, austeridade, dedicação e trabalho”, opinou.

O público presente conferiu a palestra do economista Samy Dana que fala sobre a expectativa do mercado, perfil do consumidor, taxas de juros e perspectivas de crescimento. Até o próximo dia 23, os inscritos poderão ter acesso a mais de 200 atividades no campus da UEMS. Serão realizadas palestras, debates, workshops e atendimentos voltados a empresários e empreendedores de toda a região Sudeste do Estado, que engloba Nova Andradina e 15 cidades vizinhas. Ao todo, mais de 30 instituições têm parceria com o evento.

Rota do Desenvolvimento

A Rota do Desenvolvimento é um dos eixos de atuação do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), lançado pelo Governo do Estado em junho. A programação completa encontra-se disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br, onde é possível realizar a pré-inscrição para o evento.

Os 10 objetivos da ação são: Lei Geral Estadual da Micro e Pequena Empresa; estrutura de apoio e governança; Fórum Estadual Permanente da Micro e Pequena Empresa de Pequeno Porte; desburocratização e orientação; tratamento tributário e fiscal; micro empreendedor individual; crédito e fomento; inovação, assistência técnica e tecnológica; encadeamento produtivo e desenvolvimento regional; e acesso a mercados.

Ainda em 2015, a Rota do Desenvolvimento passará pelos municípios de Coxim, Dourados e Três Lagoas. A ação é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), juntamente com o Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect, UFMS, Assomassul.

Confira também

Detran realiza visitação para leilão de veículos

Leilão do O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul)de veículos para …