Prefeitura de Bela Vista realiza Censo Escolar na REME

A Prefeitura Municipal de Bela Vista MS através da Secretaria Municipal de Educação, secretária Irenice Suchy e equipe estão realizando o Censo Escolar na Rede Municipal de Ensino em todas as escolas e Ceinfs.
O Censo Escolar está sendo feito com seriedade e atenção pois todo recurso quanto a transporte escolar, FUNDEB, alimentação escolar são repassados pelo Governo Federal ao município através das informações prestadas ao INEP.
A Secretária Irenice Suchy destacou o empenho do Setor de Vida Escolar, Apoio ao Estudante e Secretários Escolares que estão participando do Censo Escolar com determinação e seriedade.

De acordo com o Portal do INEP, o Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

Volta As Aulas
A Secretária Municipal de Educação Irenice Suchy informando aos pais e alunos que a volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Bela Vista MS área rural e urbana e Centros de Educação Infantil acontecerá na segunda-feira 3 de agosto de 2015.

Confira também

Vacinação contra Covid-19 chega a maternidade e clínica da família em Campo Grande

A vacinação contra Covid-19 entra no 4º dia com programação para começar a imunização de profissionais da saúde …