Oitivas e acareações da semana são fundamentais para investigações da CPI da Petrobras, diz Imbassahy

O vice-presidente da CPI da Petrobras, deputado Antonio Imbassahy (BA), acredita que a comissão terá momentos importantes nesta semana que levarão a esclarecimentos fundamentais sobre o petrolão. Entre terça-feira (7) e quinta-feira (9), duas acareações e três oitivas prometem movimentar o colegiado. Para o tucano, as apurações estão cada vez mais próximas do PT e do governo e as próximas atividades da comissão comprovarão isso. “Após cumprida a agenda desta semana, a CPI poderá contar com importantes revelações”, acredita o deputado.

Investigação protelada pelo governo – Na terça, o ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Jorge Hage será um dos depoentes. Ele terá que explicar a acusação feita pelo advogado inglês Jonathan Taylor de que a CGU não investigou suspeitas de pagamento de propina pela empresa SBM Offshore, em 2014, devido à campanha eleitoral.

“A denúncia é grave: o conluio que aconteceu ente Petrobras, SBM e a CGU para acobertar as investigações e só deixar isso ser revelado após o segundo turno das eleições presidenciais, beneficiando a candidata do PT”, destaca Imbassahy, lembrando que tanto a SBM quanto a estatal já evidenciaram que houve uma ação nesse sentido. “Esse depoimento vai esclarecer se a CGU também participou, como tudo indica, do conluio”, avalia.

Fraudes no sistema financeiro – O presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues, será questionado sobre o controle do mercado financeiro e sobre a atuação de doleiros, usados para lavagem de dinheiro de propina identificados pela Operação Lava Jato. “Muito dinheiro foi enviado para o exterior nesse esquema do petrolão por operações fraudulentas: empresas fantasmas comprando mercadorias que não existiam e o governo federal nada fez, fechou os olhos. Tem até um agravante que é uma Medida Provisória editada pelo Lula em 2006 e que fragilizou ainda mais esse controle”, lembra Imbassahy.

Confira também

Relatório final da CPI será lido hoje

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia será lido nesta quarta-feira (20) durante …