Missão de Nebraska chega a Dourados para visita de 7 dias

A missão formada pelos norte-americanos Amber Lewis, professora de ensino médio (historia e geografia) na Kearney High school; Scott Steinbrook, professor de negócios e treinador de basquete e futebol na mesma escola, e Michael Stopford, vice-chanceler da Universidade de Nebraska, chegam na noite desta terça-feira (28) em Dourados para uma missão de 7 dias, que inclui a oficialização de uma parceria com Dourados.
Eles chegam às 18h30 no aeroporto de Dourados e o primeiro compromisso é um jantar com autoridades municipais, professores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Uems (Universidade Estadual de MS) e demais parceiros.
Na manhã de quarta-feira (29) há uma visita à UFGD e reunião com a Reitoria. À tarde os professores conhecem projetos esportivos da Prefeitura de Dourados. Fazem visita ao Centro de Treinamento Paraolímpico e Escolinha de Goleiros, no Estádio Douradão, e assistem ao treino da Escolinha de Futebol do BNH 4º Plano.
A quinta-feira (30) será destinada aos projetos que a Prefeitura de desenvolvem na área de educação. As visitas começa na Escola Agrotécnica Padre André Capélli. Depois os norte-americanos conhecem a Escola Municipal Indígena Araporã, na Aldeia Bororó. À tarde tem vista à Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade, no Água Boa, e depois na Feira Livre do Parque Alvorada.
Na sexta-feira (31) o dia começa com visita à Escola Municipal Neil Fioravanti, no Parque Nova Dourados. Às 9h, no Gabinete do prefeito Murilo tem a assinatura do acordo de cooperação entre as cidades de Dourados e Kearney, que fica no estado de Nebrasca. À tarde tem visita à Uems, reunião com a Reitoria, e conhecimento dos projetos da Universidade.
No sábado (dia 01), Amber, Scott e Michael assistem a um jogo amistoso entre jovens no Estádio Douradão. No domingo (02) de manhã tem vista à Feira Livre da Rua Cuiabá, Parque dos Ipês e Parque Antenor Martins. Na segunda-feira (03), às 14h, a missão retorna aos Estados Unidos, do aeroporto de Dourados.
As cidades de Dourados e Kearney estudam uma parceria para desenvolvimento comum desde setembro do ano passado, quando o casal Karen e Gary Heusel esteve na Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), pasta que representa a Prefeitura na parceria. Em novembro, o prefeito Murilo recebeu a visita oficial dos representantes de Kearney, Jerry Fox e Charles Bicak. Agora, na terceira visita, será oficializada a parceria.
O interesse dos norte-americanos é desenvolver trocas de experiências em áreas específicas entre Dourados e o Estado de Nebraska como saúde, educação, agricultura e pecuária, cultura, por exemplo. A parceria oficial cidade/cidade é voltada para estudos e trocas de experiências visando o crescimento comum.
O prefeito Murilo tem criado, incentivado ou apoiado todos os programas em que Dourados possa ser beneficiado com investimentos ou trocas de experiências que resultem na melhoria de vida das pessoas, ou por meio da melhoria de renda ou da educação e cultura.

Confira também

Santa Casa libera troca de acompanhantes e visitas

A Santa Casa de Campo Grande informa que a troca de acompanhantes será liberada a …