Mara Caseiro defende mais dignidade aos índios para sanar conflitos

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) defendeu mais dignidade aos indígenas como tentativa de sanar os conflitos agrários em Mato Grosso do Sul. Na última terça-feira (14/7), ela e outros deputados, assim como proprietários de áreas invadidas, estiveram reunidos em Brasília (DF) com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro Gonçalves, e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir o assunto e buscar soluções para os problemas fundiários.

Mara defende justiça por meio do oferecimento de condições mínimas aos índios. “Se querem fazer justiça temos que começar oferecendo condições de vida à comunidade indígena. Eles devem ter garantias de saúde, fornecimento de água potável, energia elétrica e moradia digna”, salientou.

A deputada também defende o direito de propriedade do dono da fazenda invadida que, segundo ela, do dia para a noite se vê obrigado a deixar o local em detrimento por causa das invasões dos índios.

Durante o encontro, em Brasília, ficou definido que a Funai vai intervir para que produtores rurais, cujas propriedades estejam invadidas, consigam colher a safra e retirar os insumos, como fertilizantes, calcário e maquinário, que estão dentro das fazendas. A determinação para que a Funai entre em campo e garanta a colheita e a retirada dos insumos foi feita pelo ministro após apelo emocionado de produtores rurais diretamente afetados pelo problema. Uma delas é Marilene Maganha, da fazenda Água Branca, em Aral Moreira.

Além da intervenção da Funai, também será criado um grupo técnico, encabeçado pela senadora Simone Tebet (PMDB), formado para discutir a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 71/2011, que prevê indenização pelas terras e benfeitorias para fazendeiros que possuem áreas declaradas indígenas.

Confira também

Vereador Johnys Basso pede fiscalização com mais rigor para limpeza de terreno baldio

O vereador, presidente da câmara municipal de Bela Vista, Johnys Hemory Denis Basso (DEM) apresentou …