Fantástico e pesquisadores realizam expedição na Gruta do Lago Azul

Há mais de dez anos sem acesso às profundezas da Gruta do lago Azul, no mês de março de 2015, por mais de 15 dias mergulhadores experientes, fotógrafos e pesquisadores desenvolveram um trabalho de pesquisa que culminou com um quadro especial a ser apresentado no programa Fantástico da Rede Globo que foi ao ar neste domingo (26).

A expedição foi organizada pelo Juca Ygarapé, pioneiro no turismo em Bonito, mergulhador e cinegrafista em matérias da Discovery Chanel, National Geographic entre outros. Teve como principal captador de imagens o fotógrafo sub e de natureza Marcelo Krause, curitibano detentor de vários prêmios nacionais e internacionais na fotografia subaquática.

A identificação dos fósseis ficou a cargo do pesquisador Leandro de O. Salles, do Museu Nacional do Rio de Janeiro e coordenador dos estudos sobre a ossada do mastodonte encontrada na nascente do rio Formosinho em 2002.

A coordenação do mergulho esteve sob a responsabilidade do instrutor e espeleo-mergulhador José “Tuta” Barroco, que desde 1995 mergulha em cavidades da região e fez o mapeamento para o plano de manejo do Buraco das Abelhas e da Lagoa Misteriosa.

Os objetivos da expedição foram a captação de imagens inéditas para acervo do município, pesquisa com relação aos fósseis encontrados no interior da gruta e a divulgação do atrativo, plenamente atingidos, principalmente com esse programa especial do Fantástico que divulgará o destino nacional e internacionalmente.

O projeto teve o apoio da Prefeitura de Bonito, do Iphan e da Bonito Scuba.

Confira também

Johnys Basso solicita providencias urgente na execução do serviço de reparos na iluminação pública no Damacue

O vereador Johnys Hemory Denis Basso (DEM) apresentou indicação verbal na sessão ordinária dia (13) …