Dourados é confirmada como cidade celebração da Tocha Olímpica

Dourados foi confirmada nesta sexta-feira como uma das 83 cidades do Brasil chamadas “Cidades Celebração” no Revezamento da Tocha Olímpica da Olímpiadas Rio 2016. São cidades onde será feito o fim do revezamento a cada dia, com um grande evento. Haverá inclusive shows musicais nacionais e outras atrações esportivas e culturais. Durante o percurso pelo Brasil a tocha passará por 300 cidades em todas as regiões.
Em solenidade ocorrida pela manhã em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff, foi apresentada também a tocha olímpica. A informação de que Dourados havia sido escolhida já havia sido feita pela representante do Comitê de Organização da Rota do Revezamento ao prefeito Murilo em abril.
A Tocha chegará da Grécia a Brasília, em data ainda a ser decidida, entre abril e maio do próximo ano. De lá seguirá para Goiás, Minas Gerais, Espirito Santo e Nordeste. Em Teresina (PI) será embarcada em avião, passará por algumas cidades do norte e chegará a Campo Grande.
Da capital sul-mato-grossense retoma o percurso terrestre, pernoitando em Dourados, de onde segue para Presidente Prudente (SP) e lá descendo para o sul do Brasil. A jornada se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã.
“Queremos mostrar ao mundo a química que, acreditamos, vai nascer do encontro da Chama Olímpica com o calor humano brasileiro. Seria impossível montar tal logística sem a colaboração dos governos e seus serviços públicos, como segurança, controle de tráfego e ordem pública, entre outros. Algumas cidades também organizarão celebrações para marcar o fim do Revezamento da Tocha Olímpica em cada dia”, explica o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Com elementos que representam o Brasil em seu design, a tocha da Olimpíada do Rio 2016 foi apresentada na cerimônia. O desenho da tocha foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos. A tocha é produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado – pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta. O modelo do objeto é definido por três palavras, movimento, inovação e brasilidade, e conta com cores e elementos que ilustram o céu, as montanha, o mar e o chão, este último representado pelo calçadão de Copacabana.
Além das 300 cidades que receberão o revezamento propriamente dito, outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. O trajeto completo será divulgada no início de 2016. O percurso da tocha terá sua jornada no Brasil durante 90 a 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com o objeto nas mãos. Percorrerá 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10.000 milhas aéreas.
Os jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2016. Ao todo, serão disputadas 35 modalidades, entre natação, atletismo, vôlei e basquete. Além do Rio, as cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) sediarão jogos do futebol.
O prefeito Murilo afirma que a escolha de Dourados como cidade celebração se deve ao município ser um ponto estratégico. “Eles verificaram que a cidade tem uma ótima estrutura turística, com grande número de leitos de hotelaria e restaurantes. O comitê gostou bastante da cidade, de sua estrutura econômica. Estamos muito felizes por ver que nosso trabalho de investimento em infraestrutura e apoio ao desenvolvimento está dando certo e os resultados estão acontecendo”, comemora Murilo.

Confira também

Detran-MS faz mutirão de renovação de CNH

O Detran-MS está promovendo mutirão de renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para motoristas …