Começam as obras para ativar mais dez leitos de UTI no Hospital da Vida em Dourados

Estão em andamento as obras de reforma que vão permitir a ativação de mais dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital da Vida, administrado pela Prefeitura de Dourados através da Funsaud (Fundação De Serviços De Saúde Dourados).

Os serviços estão sendo feitos na área onde funcionavam os leitos antigos, desativados temporariamente para reforma, no ano passado, quando a prefeitura assumiu o gerenciamento do hospital e colocou em funcionamento o moderno cetro de terapia intensiva, com dez leitos de UTI, equipado com aparelhos novos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira, com o esforço determinado pelo prefeito Murilo, melhorias estão sendo implantadas no hospital desde o ano passado. Agora, quando a reforma iniciada nesta semana for concluída, o Hospital da Vida passará a ter 20 leitos de terapia intensiva, o que vai melhorar e qualificar o atendimento à população de Dourados e dos outros 32 municípios da região.

“Novo” hospital
Além da ampliação dos leitos de UTI, a revitalização do Hospital da Vida de Dourados inclui a implantação das áreas vermelha e amarela, com equipamentos semelhantes aos instalados na terapia intensiva e que permitiram mudança no fluxo do pronto socorro, com a classificação por gravidade (vermelha, amarela e verde).

O número de leitos da clínica cirúrgica aumentou de 44 para 52 leitos. A prefeitura também instalou novos equipamentos. O centro cirúrgico recebeu bisturis elétricos e mesa ortopédica nova, além de instrumentais cirúrgicos para neurocirurgia, onde são feitos procedimentos de alta complexidade, como retirada de tumores na coluna vertebral e no cérebro.

Melhorias também foram feitas no prédio do hospital, com pintura e revisão da parte hidráulica e rede elétrica. O piso passou por limpeza completa, a acessibilidade foi melhorada, portas substituídas e novos equipamentos instalados, medidas para garantir boas condições de trabalho aos funcionários, atendimento digno aos pacientes e segurança e tranquilidade aos familiares.

Além da estrutura, a parte de humanização no atendimento também foi aprimorada. Atualmente o Hospital da Vida conta com profissionais disponibilizados exclusivamente para dar atenção a familiares de pacientes, com informações, encaminhamentos e até mesmo uma palavra de conforto.

A Prefeitura de Dourados assumiu a administração do Hospital da Vida em 1º setembro do ano passado, quando venceu o contrato do município com o Hospital Evangélico, empresa que administrava o serviço. Unidade referência em urgência e emergência para Dourados e mais 33 municípios da região, o Hospital da Vida atende uma população de 800 mil habitantes.

Confira também

MS inicia amanhã distribuição de 49,5 mil doses

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) inicia na manhã de sexta-feira (26) a distribuição de 49.548 doses da …