“Deste total de 4,4 bilhões, 283 milhões irão atender a agricultura familiar, 712 milhões irão para os medios produtores rurais e restante 3,4 bilhões irão atender aos demais produtores e suas cooperativas rurais”, informou Cláudio Braga gerente do Banco do Brasil de Guia Lopes da Laguna.
Outra boa notícia para os agricultores familiares é que as taxas de juros do Pronaf continuam a baixo da inflação, e variam de 0,5% a 5,5% ao ano dependendo da região e do valor financiado. Este ano a taxa de juros também fica mais baixa para agricultores de baixa renda e para a região do semiárido, nestes casos a taxa de juros varia de 0,5 % a 4,5%.
O lançamento aconteceu na agência do Banco do Brasil de Guia Lopes da Laguna. Vídeos foram apresentados onde o presidente do Banco do Brasil Alexandre de Abreu, o diretor Osmar Dias, e o ministro Patruz Ananias explicaram detalhadamente o plano.
Houve também apresentação dos números da atividade agropecuária no Estado de Mato Grosso do Sul.
Diversas autoridades estiveram presente no evento entre elas o vice-prefeito de Guia Lopes da Laguna e presidente do Sindicato Rural, Ney Marçal, o gerente do Banco do Brasil de Jardim Dilson Moraes, Paulo e Edgar da assistência técnica, Dr. max do conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável, Nelson Corrales chefe de gabinete e José Edilberto presidente sindicato rural de Jardim, Thiago Borges representando a Prefeitura de Jardim além de outras autoridades e produtores da região.
No encerramento todos participaram de um coffe-break.