Região alagada do João Paulo II é mais uma transformada em Dourados

Com asfalto, o prefeito Murilo transforma a realidade de muitas famílias que moram no bairro João Paulo II. A mudança é radical e sentida por moradores que antes tinham extrema dificuldade para ter acesso às casas e hoje chegam e saem de casa sem preocupação.
“A gente tinha que entrar aqui com a bicicleta nas costas quando chovia, era impossível passar. Íamos pelos cantinhos. Hoje, tem asfalto que nunca achei que chegaria aqui nessa rua. Ficou bom demais”, conta o aposentado Antenor Pereira dos Santos, 81, que mora no João Paulo II há 21 anos.
Segundo ele, o prefeito tem feito muito pela população. “Eu esperava só um cascalho aqui e veio todo o asfalto, ficou bom demais. Sempre gostei de morar aqui, agora está ainda melhor. O prefeito Murilo está fazendo um bom trabalho aqui”, conta.
A dona de casa Maria Cicera de Lima, 48, também sente as mudanças. Ela tem alergias que se tornavam mais graves quando havia muita poeira, hoje esse problema acabou. A casa também fica mais limpa. “Os móveis não ficam mais empoeirados, a varanda não precisa lavar todos os dias. Ficou muito melhor”, relata ela que mora há 25 anos no bairro.
Maria Cicera lembra que voltar para casa era sempre uma preocupação para ela e o marido, principalmente quando chovia, pois tinham medo de não conseguir ter acesso à residência. “Vínhamos empurrando a bicicleta pelos cantos, só assim para conseguir chegar”, conta.
Ela ainda lembra que o bairro é bom para morar, tem boa vizinhança, é seguro e hoje seu imóvel está mais valorizado. “Entrou prefeito, saiu prefeito, e nenhum fez o que ele [Murilo] está fazendo pelo nosso bairro”, elogiou Maria Cicera a atuação do prefeito Murilo.
As obras de drenagem e asfalto no bairro João Paulo II atendem a uma reivindicação antiga da comunidade e resolve problemas sérios de escoamento da área das chuvas. Crateras enormes se formavam no meio da rua de terra gerando transtornos mais diversos, o que já não acontece mais.
O presidente da Associação de Moradores do bairro João Paulo II, José Alves Pereira, disse que a administração do Murilo é ótima. Ele lembra que a região em que atua é composta por diversos bairros que estavam numa situação precária. “Nós vivíamos numa situação desumana, não podíamos ver uma nuvem no céu que todo mundo ficava completamente assombrado e realmente ficava se preparando para o alagamento das nossas casas, era um terror danado”, lembra ele sobre o passado.
“O Murilo fez o que prefeito nenhum quis fazer, furar uma laje “brava” que tinha ali, está sendo realizada aquela drenagem complicadíssima e hoje a população que mora em volta, está totalmente vendo a mudança”, lembra José.
Os recursos aplicados na execução da obra são do Governo Federal com contrapartida do município. É uma obra mais difícil e trabalhosa do que as demais que estão em andamento na cidade. “É uma área em que há necessidade de bastante escavação de rocha para realização da drenagem, então é uma obra um pouco mais demorada do que de costume, muitas vezes os moradores estranham. Mas, está em andamento e será finalizada”, conta o diretor do Departamento de Infraestrutura, Jorge Hamilton Torraca.

Confira também

Ministério da Saúde libera R$ 17,9 milhões para MS

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 17.952.000,00 a unidades de saúde de …