Para melhorar atendimento, prefeitura de Dourados revitaliza unidades de saúde

A Unidade Básica de Saúde do Parque das Nações II passa por uma revitalização realizada pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde. O trabalho faz parte de uma reestruturação completa realizada pelo prefeito Murilo, com a intenção de melhorar o atendimento à população, uma ação que o presidente da associação de moradores do bairro, Antonio Sales, fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito, em reunião semana passada no gabinete.
Uma série de pequenos reparos é realizada em toda a estrutura da Unidade do Parque II. Além disso, o telhado é trocado por completo para sanar um problema antigo do prédio. “Essa unidade tem um problema histórico, quando chovia fora, chovia dentro também da unidade, e nessa administração, esse problema vem sendo sanado”, explica Mariane Barbosa Silveira, gerente de Núcleo da Atenção Básica que acompanha a realização dos trabalhos.
A sala usada pelo dentista na unidade do Parque II também poderá ser reativada graças à revitalização. Após os reparos estruturantes, a unidade vai passar por uma pintura completa que atingirá área interna e externa.

A reestruturação que atinge o Parque II faz parte de um projeto mais amplo e que atinge toda a rede. É realizado com acompanhamento constante um levantamento de todas as demandas que as unidades de saúde tem, depois disso chega a equipe para realização de todos os reparos necessários.

Além de limpeza pesada completa e pintura do prédio, também são feitos reparos em portas, janelas, móveis, equipamentos com reforma ou substituição dentro do que é necessário. Jardinagem, poda de árvores, entre outros serviços como estes também são realizados.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família já passaram pelo serviço de limpeza pesada. A unidade do Jardim Maracanã também já recebeu toda a revitalização e aguarda apenas a pintura. Já a unidade Seleta está com a reestruturação toda concluída e entregue em cerimônia pelo secretário Sebastião Nogueira no mês de maio.
A intenção é que toda a realidade de cada uma das unidades seja modificada, resolvendo problemas de infiltração, hidráulicos e elétricos, por exemplo, como acontece com qualquer prédio com o uso ao longo dos anos. A diferença é que nesta administração, há um olhar mais atento sobre estes problemas e a busca por soluções.
Um exemplo sobre como o município está focado na revitalização é o que acontece com o Hospital da Vida, que atualmente vive uma nova realidade. A gestão da unidade foi assumida pela prefeitura no ano passado e a modificação é completa, com melhoria significativa no atendimento à população.
A reforma no hospital é completa, com substituição de móveis e equipamentos, e reforma quando necessário. As mudanças foram desde os itens menores até reestruturação mais impactante, como ampliação de alas. O município continua trabalhando para o que ainda há por fazer, mas já é possível dizer que Dourados possui um hospital com estrutura digna para atender aos pacientes do município e da região.

Confira também

Governo prorroga toque de recolher até 13 de março em todo Mato Grosso do Sul

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinou decreto prorrogando o toque de recolher em …