Ônibus de Prevenção ao Câncer realiza atendimento à população em Porto Murtinho

A prefeitura de Porto Murtinho através da secretaria municipal de saúde em parceria com a CASSEMS recebe pela terceira vez, o ônibus itinerante do projeto de prevenção ao câncer onde está sendo oferecidas à população, atividades de prevenção de câncer, detecção precoce, tendo como principal objetivo facilitar o acesso a população feminina, a prevenção do câncer de colo de uterino e pele e também oferece atendimento a população masculina com o exame de prevenção ao câncer de próstata.

A estrutura do ônibus é equipada e divido entre a sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e um centro cirúrgico para a realização de pequenas cirurgias. A equipe de profissionais é composta por dois médicos e onze enfermeiros.

O secretário de saúde Marcos Rolon Romero, deu as boas vindas para a equipe medica e enfermeiros, que este ano já é a terceira vez que o ônibus itinerante retorna a Porto Murtinho, oferecendo um atendimento de qualidade, atendimento esse que muita gente não tem acesso devido a grande demanda que o hospital do câncer recebe diariamente na capital.

O Dr. Rodrigo Laraya que hoje é o Diretor Técnico do Projeto de Prevenção do câncer em Porto Murtinho, agradeceu a receptividade e o carinho que ele juntamente com sua equipe, tiveram juntado com a população e o próprio prefeito.

“Hoje estamos aqui pra falar sobre saúde, e cada um de vocês que estão aqui e que vão passar por exames dentro deste ônibus, serão informados sobre inúmeras coisas e informações importantes que gostaríamos que vocês repassassem isso, aos familiares, vizinhos e amigos. Se hoje nós vamos fazer esse atendimento e cada um de vocês espalharem essa noticia e informações pra dez mais pessoas, a ação desse projeto de prevenir uma doença que é tão grave quanto o câncer, ela atinge inúmeras pessoas. Nós tivemos uma experiência, na cidade de Aquidauana, o ônibus já foi lá duas vezes este ano, e aqui já é a terceira vez, na primeira vez, uma vizinha conversando com a outra disse, olha, eu fiz um exame de mamografia, e detectou um probleminha e a vizinha disse, poxa, eu nem sei o que é mamografia, nem sei o que é que faz isso, na outra vez que voltamos pra essa cidade, essa vizinha que nem sabia o que era mamografia, veio até nós e fez a mamografia e onde nós detectamos uma lesão pequenininha na mama dela, era um câncer de mama em fase inicial, foi operada e hoje ela se encontra curada. Isso porque uma pessoa que fez o exame, contou pra ela como é feito, que não dói, não machuca e é muito importante. A ajude-nos a salvar vidas, essas pequena informações que vocês passam pra quem vocês mais amam que são os parentes de vocês, os vizinhos e amigos e podem ter certeza de que vocês estarão ajudando essas pessoas e nos ajudando a prevenir e até mesmo como foi o caso dessa vizinha, curar essa doença que atinge milhares e milhares de pessoas pelo mundo todo.” – Disse o Dr. Rodrigo.

A presidente da Câmara de vereadores Sirley Pacheco, também parabenizou o prefeito Heitor Miranda, pela parceria que a prefeitura tem com a Cassems : “ Parabéns prefeito Heitor pela iniciativa de trazer sempre que pode esse ônibus de prevenção para atender a nossa população. Conheço o Dr Rodrigo, ele que já fez três cirurgias minha em Campo Grande, e como sabemos da dificuldade que a população aqui de nosso município e do interior como um todo, em chegar a ser atendidos por médicos especialistas em Campo Grande não é fácil e hoje temos esses profissionais que se deslocaram até aqui para nos atender. E quero dizer também que temos ótimos médicos aqui em Porto Murtinho, como é o caso do Dr Ary, Dr Anastácio e os demais médicos. Quero somente parabenizar a secretaria de saúde, através do Marcos Rolon junto com Heitor Miranda.”

“ Eu fico muito feliz em poder contribuir para que atividades como esta venham a acontecer aqui na nossa cidade. Como disse a presidente da Câmara, a Sirley, um tratamento por especialistas lá em Campo Grande, não está fácil, a gente sabe da crise que se abateu no setor da saúde, nós temos lá o Hospital do Câncer que é coordenado pelo Dr Rodrigo, e Dr Fabrício pelo Bruno, que prestam um serviço extraordinário à todo interior de Mato Grosso do Sul e isso pra gente, é um privilégio de termos um serviço de uma equipe especializada e comprometida com a questão da saúde. Assim como a presidente da câmara Sirley, passou por três cirurgias, eu também nos idos de 1970, passei também por uma cirurgia de um câncer e a gente que já passou por isso, queremos que a nossa população possam ter esse atendimento de qualidade e que possam ter um diagnostico precoce para poder encontrar a cura. Eu somente tenho a agradecer essa disposição de todos vocês por estarem aqui num sábado de um feriado prolongado deixando muitas vezes de estar com os amigos e familiares curtindo o feriadão, mas vocês estão aqui numa cidade pequena no interior do estado para levar atendimento de qualidade trazendo esperança e cura.” – Disse o prefeito Heitor em seu discurso.

O objetivo do projeto de prevenção em nosso município é trazer um atendimento de qualidade à população, com o objetivo de trabalhar na prevenção e assim tratar as doenças encontrada em estágio inicial, para evitar problemas maiores na saúde do paciente, pois toda doença tratada no inicio tem 100% de chance de cura e com isso todos ganham, o paciente ,a família e o próprio município, mas o mais importante disso tudo é salvar vidas.

Confira também

Com participação de famosos, Feira Literária de Bonito será on-line

A sexta edição da Feira Literária de Bonito acontece nos dias 20, 21 e 22 …