Com presença de Dilma Rousseff, Dia Olímpico é celebrado no Rio de Janeiro

Neste 23 de junho, João Gabriel, de 10 anos, conheceu um pouco da luta olímpica. Quem o ajudou nos primeiros movimentos foi um rapaz mais velho do que ele, mas não muito mais alto. “Não sei quem é, mas ele é legal”, disse. O companheiro de luta do garoto era ninguém menos que o campeão olímpico nas argolas em Londres 2012, Arthur Zanetti. Cerca de 200 crianças de projetos sociais do Sesi (Serviço Social da Indústria) brincaram e experimentaram esportes como atletismo, judô, vela e taekwondo, dividindo espaço com atletas de alto rendimento que se preparam para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Assim foi a comemoração do Dia Olímpico no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

“Nada mais justo que estarmos aqui no Dia Olímpico, e também o Dia Nacional do Desporto no Brasil. Nada melhor que fazê-lo neste parque que traz o nome de uma grande esportista, Maria Lenk. Uma brasileira que nos enche de orgulho. pela trajetória”, disse a presidenta, que estava acompanhada do ministro do Esporte, George Hilton; do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; e do prefeito da cidade, Eduardo Paes. A data é comemorada em todo o mundo por ser o aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1894.

O parque aquático receberá as competições de nado sincronizado e saltos ornamentais durante os Jogos 2016, modalidades que fizeram demonstrações nesta terça-feira (23.06). Outra atração do Dia Olímpico foi a apresentação da mascote da delegação brasileira. Ginga vai acompanhar os atletas em todas as competições daqui para frente. Com o uniforme com as cores da bandeira nacional, Ginga é uma onça-pintada, animal que vive em várias regiões do nosso país, em especial na Amazônia e no Pantanal. O objetivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é difundir os valores do respeito e da proteção da fauna para a atual e futuras gerações.

Pan de Toronto
O evento também marcou a despedida da delegação que defenderá o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, de 10 a 26 de julho. Serão cerca de 600 atletas integrando uma delegação de quase 900 pessoas, a maior da história.

“É gratificante ver, na comemoração do Dia Olímpico, o Time Brasil reunido. O governo federal tem se esforçado nos últimos anos para garantir toda a estrutura necessária aos atletas brasileiros. Tenho certeza de que colheremos esses frutos no Pan e Parapan de Toronto, e também nos Jogos Olímpicos de 2016”, disse o ministro do Esporte, George Hilton.

Confira também

Vasco apresenta balanço financeiro e anuncia dívida superior a R$ 800 milhões

Em evento inédito no clube, o Vasco realizou uma coletiva – em forma on-line – …