Bancadas indicam integrantes de comissão que fiscalizará Aquário do Pantanal

As bancadas do PT e do PMDB indicaram, respectivamente, os deputados Amarildo Cruz e Antonieta Amorim para serem membros da Comissão Especial que deverá ser criada em breve para fiscalizar as obras do Aquário do Pantanal. O pedido de criação partiu do deputado Lidio Lopes (PEN), que se disse preocupado com o montante de investimento de recursos pelo governo do Estado.

A iniciativa será para que os deputados possam fazer visitas, reuniões com técnicos e análise da situação orçamentária da obra. Segundo dados recentes divulgados pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, no site oficial do governo, o valor final do Aquário vai ficar na ordem do R$ 230 milhões, sendo que o valor inicial do projeto era de R$ 87 milhões. A obra segue em ritmo de trabalho normal, com cerca de 150 funcionários.

O Aquário contará, segundo o governo, com 18 tanques internos e 6 tanques externos, totalizando um volume de água de 6,275 milhões de litros. Ele será habitado por aproximadamente 12.500 animais subdivididos em mais de 260 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). Nos tanques internos constarão temas como veredas, ressurgências, rios de cabeceira, rios de Bonito, rios do Pantanal, planície inundada, tanque de contato, neotrópico, piranhas, sucuris e a galeria de biodiversidade dos cinco continentes – Oceania, Europa, América, Ásia e África.

Por outro lado, nos tanques externos, os quais serão ao ar livre, constarão temas como baías, cachoeiras, orquidário, banhado, terras alagadas, lontras, jacarés e antas e um playground lúdico para as crianças brincarem. O local ainda contará com um Centro de Pesquisa da Ictiofauna do Pantanal.

A obra tem uma área total de cerca de 27 mil m² e foi concebida para ser o maior aquário de água doce do mundo, mas ainda não tem data de entrega. A comissão será criada oficial após indicação de todas as bancadas e posterior publicação no Diário Oficial da Assembleia Legislativa.

Confira também

Em exposição sobre uso do 5G, Soraya Thronicke busca mais informações sobre pecuária digital

Ao visitar no fim da tarde de ontem (05/05) a exposição “Digital Day”, realizada no …