Sistema de gestão em turismo de Bonito é único, diz pesquisador

Na tarde de ontem, o pesquisador em turismo, professor da universidade de Manchester e membro da comissão julgadora do prêmio World Responsible Tourism Awards participou de uma reunião do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito) e ressaltou a escolha da cidade como um modelo mundial de gestão em turismo responsável. Em Bonito para estudar sobre o sistema de gestão, Harold visitou alguns atrativos turísticos e conversou com profissionais sobre o voucher único e a relação de parceria entre a iniciativa público-privada do município. “Fiquei muito impressionado com o que vi em Bonito, estamos longe da perfeição, mas nenhum lugar é perfeito. O progresso que vocês fizeram em Bonito é considerável. Não conheço nenhum lugar que tenha essa parceria entre o público e privado”, afirmou o pesquisador.

Acompanhando o professor, as pesquisadoras Mariana Aldrigui, da Universidade de São Paulo e Helena Araújo Costa, da Universidade de Brasília também participaram da reunião. Helena já trabalhou no Ministério do Turismo e afirmou durante o encontro que para o país, Bonito se tornou um modelo e um motivo de orgulho. “Estou feliz de participar de uma reunião do Comtur, sempre recebemos os relatórios de vocês e o que vocês fazem aqui é muito admirável”, acredita.

Além de conferir de perto a escolha de Bonito como destino responsável, Harold pretende com a ajuda de Mariana publicar um estudo de caso sobre o modelo de gestão em inglês e português. “Quando concedemos o prêmio para Bonito nós ficamos nervosos, primeiro porque parecia muito bom para ser verdade e segundo porque tinha pouquíssima informação em inglês sobre o sistema de gestão no município. Muitos pesquisadores visitam o município, mas deixam pouco. O trabalho que vou escrever e publicar será em inglês, mas junto com a mariana será em português também”, explica.

Harold ainda falou sobre os novos desafios para Bonito e sobre os motivos que tornam o turismo na cidade único. Confira o vídeo com o depoimento na íntegra do pesquisador.

Confira também

Prefeitura de Campo Grande abre processo seletivo para motorista do Samu

A prefeitura de Campo Grande divulgou, na sexta-feira (22), a abertura do processo seletivo interno …