Sistema Aprove Fácil permite análise e aprovação de projeto em até 15 dias

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) disponibiliza ao cidadão, por meio do sistema de Aprovação Digital, celeridade e eficiência nos serviços de análise e emissão de Alvarás de Construção concedidos pela secretaria. Há cinco anos Campo Grande foi a primeira cidade do país a realizar de maneira totalmente digital e online estes serviços.

O sistema de Aprovação Digital possibilita aos profissionais (engenheiros e arquitetos) cadastrar o projeto e enviar arquivos, acompanhar toda a tramitação do processo e corrigir e/ou substituir a documentação, memorial e projeto durante o período em que o processo encontra-se em Análise. Para ter acesso ao programa é necessário estar “logado”, ou seja, acessar o sistema com identificação e senha do profissional.

E como forma de aprimorar os serviços de análise e emissão dos Alvarás a Semadur criou os programas: “Aprove Fácil” e “Projetos Especiais”.

O programa Aprove Fácil que tem como objetivo a Aprovação de Projetos e a emissão de Alvarás de Construção de forma rápida e com uma análise simplificada, compreendendo um universo de aproximadamente 70% dos processos protocolados na Semadur, unirresidenciais e multirresidenciais horizontais (até 5 unidades habitacionais). No sistema Aprove Fácil os técnicos da Semadur concluem a análise e aprovação do projeto arquitetônico em até 15 dias.

Neste primeiro trimestre de 2015 foram protocolados na Semadur 821 processos solicitando análise e emissão de Alvará de Construção por meio da Aprovação Digital de projetos.

Objetivando melhor desempenho e redução no tempo de análise, os demais projetos protocolados também são analisados e distribuídos para o Núcleo de Projetos Especiais que objetiva a aprovação exclusiva de Grandes Empreendimentos, sendo gerenciado por uma equipe de Analistas qualificados e aptos a darem orientações específicas, atendimento especial e personalizado para profissionais e empreendedores.

Foram emitidos neste primeiro trimestre 651 Alvarás, com uma mediana de tempo de aprovação de 42 dias.

“O que temos para oferecer é um atendimento de excelência, é nesse sentido que trabalhamos, para atender bem e no cumprimento da legislação” afirmou João Augusto Albuquerque Soares, chefe da Divisão de Fiscalização e Licenciamento Urbanístico, ressaltando que a simplificação dos procedimentos de análise e aprovação de projetos, contribuíram para uma maior celeridade na Aprovação.

De acordo com a arquiteta e responsável pelos projetos arquitetônicos da Plaenge, Maria Bohrer, o período de análise por parte dos técnicos da secretaria é rápido e com a vantagem de estar tudo disponível de forma digital “O atendimento por parte dos Analistas é rápido, os custos se reduzem, no nosso caso até mesmo em viagens a Campo Grande, e com a vantagem de que tudo está disponível e documentado via online” salientou.

Segundo o arquiteto, Léo Bueno de Moura, os ganhos que seu escritório obteve refletem em economia e rapidez “Hoje não temos que nos deslocar até Prefeitura sempre que precisar resolver alguma demanda do processo O atendimento prestado pela Semadur está funcionando bem e rápido” avaliou.

O arquiteto e urbanista, André Araújo Zago, também elogia o atendimento e ressalta a rapidez e agilidade que o sistema disponibiliza “Os ganhos obtidos pelo meu escritório foram na rapidez e agilidade, além da questão de locomoção já que não preciso mais ir até a Prefeitura para resolver questões relacionadas aos processos de análise” enfatizou.

O engenheiro civil, Jean Michel Marsala, está satisfeito com sistema e destaca o atendimento oferecido pela Semadur. “Sou super bem atendido, os técnicos são atenciosos e o sistema de Aprovação Digital agilizou e simplificou a emissão do Alvará” considerou.

Confira também

Universidades Federais de Mato Grosso do Sul perdem R$ 140 milhões com cortes do MEC

O Ministério da Educação (MEC) deve cortar, ao longo de 2021, R$ 994,6 milhões dos …