Secretaria de Educação de Bodoquena realiza 1ª Conferência do PME

A prefeitura de Bodoquena, através da secretaria municipal de educação esta desde o inicio do ano trabalhando com apoio técnico do CEDAC, no Projeto Escola Ideal, na revisão e elaboração do Plano Municipal de Educação, com base no Plano Nacional. Durante todo este período foram realizadas diversas reuniões com a coordenação, comissão e equipe técnica para discutir as 20 metas e estratégias apresentadas e acelerar a elaboração do documento-base do PME.

Na manhã desta quinta-feira (07), na Escola Municipal Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo teve inicio a 1ª Conferência Pública do Plano Municipal de Educação. Durante todo o dia, diretores, coordenadores, professores, representante de órgãos e sociedade civil estarão discutindo através de oficinas as 20 metas que serão aprovadas e entregues ao poder Executivo e Legislativo. O Plano deverá ser aprovado até dia 24 de junho de 2015 e traça metas, estratégias e ações da educação para os próximos 10 anos.

A conferência pública é um espaço amplo e democrático de discussão das políticas, gestão e participação. O objetivo da 1ª Conferência Pública do PME é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir ideias e prioridades no Planejamento Educacional do município para os próximos 10 anos. Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido na realização de uma conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências.

O Plano municipal deve estar alinhado ao Plano Nacional, que visa articular um sistema nacional de educação por meio de diretrizes, metas e ações que envolvam todos os órgãos federativos, que devem, por sua vez, construir seus próprios sistemas educacionais por meio de planos estaduais e municipais. Se os planos estiveram em sintonia, os recursos serão otimizados e a nação avançará na ampliação do acesso e na qualidade da educação básica e superior. O objetivo maior é a garantia constitucional do direito à educação, com equidade e valorização das diversidades que compõem a riqueza social e cultural do nosso país.

Participou da solenidade de abertura da Conferência, o prefeito Jun; Secretária de Educação, Zuila Aranda Frajado; Secretária de Assistência Social, Rosana Hada; o presidente da Câmara, Arsênio Martins; a Coordenadora do CEDAC, Professora Solange Perazza Lins; o Coordenador do PME, Jairo Barbosa.

Confira também

Cidades de MS com menos de 15 mil moradores têm risco extremo para coronavírus

Municípios com menos de 15 mil habitantes estão com risco extremo para transmissão do coronavírus …