Programa Brasil Alfabetizado encerra ciclo de alfabetização em Bodoquena

No dia 30 de Abril, na Escola Municipal João Batista Pacheco, aconteceu o encerramento das atividades do Programa Brasil Alfabetizado, iniciado em Agosto de 2014. O ciclo de Alfabetização do programa tem a duração de oito (8) meses.

O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de contribuir para a universalização do ensino fundamental, promovendo apoio a ações de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios. Este apoio se realiza por meio de transferência de recursos financeiros, em caráter suplementar, aos entes federados que aderirem ao Programa para desenvolver as ações de alfabetização e no pagamento de bolsasbenefício a voluntários que atuem como alfabetizadores tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e coordenadores de turmas de alfabetização em atividade. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação (SECAD/MEC), é o órgão responsável pela coordenação e pelo gerenciamento do Programa em todo o País. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, outro órgão da estrutura do MEC, é o responsável por realizar as transferências dos recursos financeiros aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, por analisar a prestação de contas desses recursos e também por fazer o pagamento das bolsas-benefício mensalmente, a partir de autorização da SECAD/MEC. O Programa Brasil Alfabetizado foi instituído pelo Decreto nº 4.834, de 8 de setembro de 2003, posteriormente substituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007.

A coordenadora pedagógica do programa agradeceu a participação e empenho de todos que lutaram para cursar o ano e que tiveram bons resultados. De acordo com a Coordenadora, vários integrantes desse público já estão habilitados a participarem de outra etapa educacional na EJA (Educação de Jovens e Adultos), oferecida pelo município. A coordenadora incentivou a continuidade da escolaridade despertada em cada um dos participantes e parabenizou todos pela persistência, desejou sucesso e determinação para os alfabetizadores que demonstraram empenho e dedicação para imprimir aprendizagem.

Participaram do evento a Chefe do Departamento Pedagógico, Maria Marcilia Maciel, coordenadora do Programa no Município e os Alfabetizadores: Izabel Floriano, Ilca Regina e Neuza Cabreira, além dos Alfabetizadores do Programa.

Confira também

Com participação de famosos, Feira Literária de Bonito será on-line

A sexta edição da Feira Literária de Bonito acontece nos dias 20, 21 e 22 …