Primeiro do ranking da ANCP é um touro de Bonito em Mato Grosso do Sul

O touro Bitrem da Xaraes acaba de conquistar o primeiro lugar na 4ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore realizada na Vitrine Tecnológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Fruto do trabalho de melhoramento genético da empresa Genética Aditiva Bitrem da Xaraes é filho do reprodutor REM Vaticom, touro TOP 0,1 que está em coleta na Joia da Índia e pertence ao criador Geraldo Majella Pinheiro, da Fazenda São Geraldo, em Bonito – Mato Grosso do Sul.

A prova avaliou 70 animais e teve duração de 294 dias na Etapa a pasto. Na composição do índice de seleção foram considerados os itens ganho em peso médio diário, peso final ajustado para a idade, perímetro escrotal, área de olho de lombo, acabamento de carcaça e biotipo ou avaliação morfológica.

O próximo desafio para o reprodutor é a Prova de Eficiência Alimentar pelo sistema Growsafe, que começa no dia 12 de maio e tem duração de 91 dias. Bitrem da Xaraes também participa do Programa Reprodução Programada ANCP para coleta de sêmen e realização de teste de progênie. Para o pecuarista Geraldo Majella Pinheiro, proprietário do animal, o reprodutor só tem trazido boas notícias à propriedade. “Já nesta primeira geração conquistamos os melhores resultados com ele aqui na fazenda. Sempre vale a pena investir em genética avaliada. Estamos muito satisfeitos e a expectativa é grande para aumentar a nossa produtividade”, disse Geraldo.

Além do Bitrem da Xaraes, outros 7 reprodutores filhos do REM Vaticom da Genética Aditiva, estão classificados entre os melhores na Prova.

Confira também

Com previsão de tempestade em Campo Grande, Marquinhos faz apelo: ‘fiquem em casa

O prefeito Marquinhos Trad fez um apelo para a população diante da previsão de fortes …