Homenagem a pessoa “especial” que foi José Garibaldi da Rosa Neto

Renato de Souza Rosa

Quanto a mim, já estou sendo derramado como vinho na oferta de libação. O momento da minha partida se aproxima. Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé! Agora me está reservada a coroa da justiça, Que o Senhor, justo Juiz, me concederá naquele Dia; E não somente a mim, mas certamente A todos os que amarem a sua vinda. (Timóteo 4; 6 – 8)

Volto-me aos bela-vistense, para aqueles que têm olhos a chorar, lábios a rezar e ouvidos para escutar.  A grandeza e a sabedoria do ser humano estão na humildade, no trabalho e nos mais simples gestos para com o seu semelhante.

A vida política de José Garibaldi da Rosa Neto, foi feita de nobreza e na grandeza de sua alma, com sua sensibilidade de espírito e de sentimentos, que honram as pessoas que ao seu lado conviveram ou que dele ouviram falar.

Em sua conduta nada escondia e na humildade de comportamento encontrava sempre as medidas de sua grandeza, estendendo a sua mão, para fazer deste gesto o sentido da sua ternura.

A sua política foi uma arte, a qual passamos a gostar e aprendemos a vivenciar. Ele fez dela a arte de bem servir e das coisas que gostamos e pretendemos transmitir para as pessoas que nos cercam, assim foi Garibaldi, em todos os momentos da política em sua vida.

Uma pessoa “Especial”. Garibaldi tinha o espírito do verdadeiro homem público, daquele que de caráter permanente.

“A vida de um povo, com o povo se aprende, dizia ele. Verdadeiramente rico é o homem que possui a riqueza dos sentimentos, sabendo medir o valor moral da sua vida e nunca se esquece que no final somente sobrará aquilo que foi construído com amor e humildade”

Com o espírito indomado pela determinação e, até de atrevimento próprio de sua personalidade fez de todos os cargos que exerceu, uma missão de progresso e desenvolvimento para Bela Vista.

Como amigo, Garibaldi era sincero e leal de todos os seus companheiros. Dedicado e fiel aos cumprimentos de suas obrigações. Era um exemplo e estímulo para todos. Recordo-me das grandes caminhadas, dos palanques de campanhas, do sentimento do povo nas praças públicas.

Era figura ímpar! Mas acima de tudo “Especial” como ele sempre dizia.

Com a morte de José Garibaldi da Rosa Neto, desaparece na vida pública, um vulto da mais elevada estatura moral, que escreveu seu nome na história político-administrativa de Bela Vista e porque não da região e a ele reverencio e homenageio mesmo em espírito, pois foi o construtor de grandezas em nosso município.

Nesta tarde de evocação em que invade o coração de tristeza, não só meu, pois, tenho certeza que é da população bela-vistense, um sentimento de intenso orgulho nos domina e, o reverencio dominado por uma profunda dor de pesar.

Neste momento de dor e de saudade pelo falecimento da grande pessoa que foi José Garibaldi da Rosa Neto, solidarizo-me com toda a família, em especial, à amigo Flávio, Tibizinho e seus entes queridos.

Que Deus lhe conceda o repouso eterno a este “Guerreiro Especial

Confira também

Guia Lopes mantém aulas remotas; Sidrolândia adota sistema híbrido

Guia Lopes da Laguna, cidade no oeste do Estado, entrou na lista de municípios que …