Geraldo Resende trabalha para reestruturar setor de aquicultura

 

Durante visita do Ministro da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho ao Estado, deputado diz que vai articular liberação de recursos

 

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) disse que vai reforçar sua atuação visando à reestruturação do setor de aqüicultura na Região da Grande Dourados, com o objetivo de transformar o potencial hoje existente em mais uma atividade econômica de expressão. O anúncio foi feito durante a visita do Ministro da Pesca e Aqüicultura Helder Barbalho quinta-feira (21) a Dourados.

“Vou continuar articulando, tanto no Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) quanto em outros órgãos do setor produtivo, a liberação de recursos e a criação de políticas públicas que fomentem e fortaleçam, cada vez mais, o setor de pesca e aquicultura em Mato Grosso do Sul”, garantiu o parlamentar.

Geraldo defende a implantação de um frigorífico de peixe em Dourados, tanto que em março de 2009, viabilizou R$ 997.546,00 para o início da construção do empreendimento. Na época, o valor foi liberado pela Secretaria de Aquicultura e Pesca (SEAP), do governo federal. A obra, localizada na BR-163, começou em 2010, mas foi paralisada e retomada diversas vezes.

O ministro Helder Barbalho esteve em Mato Grosso Sul com o objetivo de conhecer o potencial do Estado para as atividades econômicas da pesca e da aqüicultura. Ele falou sobre a importância da união política e do apoio dos parlamentares para o fortalecimento do setor. “É necessário uma iniciativa integrada entre prefeituras, governo estadual e governo federal para que iniciativas como essa caminhem e se tornem realidade”, analisou Barbalho.

         Visita

Em Dourados, Helder Barbalho visitou o laboratório de piscicultura da Embrapa Agropecuária Oeste e participou do Simpósio de Piscicultura, realizado pela cooperativa MS Peixe durante a 51ª edição da Expoagro.

A visita do ministro ao Estado foi articulada por Geraldo Resende, juntamente com o senador Waldemir Moka (PMDB) e a deputada federal Tereza Cristina (PSB), por solicitações do presidente da Cooperativa de Aquicultores de Mato Grosso do Sul (MS Peixe), Eroni dos Santos, e do vice-presidente da Associação de Aquicultores de Mato Grosso do Sul, Maurício Xavier Cury, além do suplente de senador e ex-presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira.

Fotos: Ministro Helder Barbalho durante visita em Mato Grosso do Sul.

Confira também

Procon: pesquisa do Dia de Finados mostra diferença de até 500% no preço dos produtos

Pesquisa do Dia de Finados realizada pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) …