Exército de Jardim realiza evento para homenagear ex-combatentes no Dia da Vitória

 

 

A 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada de Jardim – “Companhia Tenente-Coronel Juvêncio”, sob o comando do Major Carlos Alberto Galvão Magalhães, realizou na tarde desta sexta-feira, 08 de maio, a solenidade de homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no dia em que o Exército Brasileiro lembra a vitória militar na 2ª guerra mundial. O evento aconteceu na Praça Getúlio Vargas, em frente à prefeitura municipal, e contou com a presença dos dois últimos ex-combatentes no município, os senhores Divo Pires Peixoto e André Ragalzi, que participaram da batalha sangrenta na Itália, entre os anos de 1939 à 1945.

Ao iniciar a formatura militar, o bispo diocesano de Jardim, Dom João Gilberto de Moura, proferiu uma benção sobre as autoridades presentes e destacou a coragem de milhares de homens que deixaram suas famílias para ir lutar em um país desconhecido, onde muitos deles pereceram, deixando saudades entre os seus entes.

Em seguida, com a presença de autoridades civis e militares, como os prefeitos de Jardim e Guia Lopes da Laguna, Erney Bazzano Barbosa e Jácomo Dagostin, e o presidente do poder legislativo de Jardim, vereador Sergio Henrique Sá Braga, o Major Carlos Magalhães, acompanhado dos ex-combatentes e também do empresário Antônio Aranha, da empresa Calcário Bodoquena, inaugurou o monumento da FEB, erguido para honrar os soldados que morreram em tempo de guerra, sem que seus corpos tenham sido identificados.“Assim como em 1920, deu-se início a este ato simbólico, nós da 4ª Companhia de Engenharia de Jardim também seguimos esta tradição, e nesta data, honra aqueles brasileiros que, longe de sua terra natal, entregaram a própria vida lutando para que nós, hoje em dia, possamos viver em harmonia, gozando de tempos de paz com liberdade, regidos por um governo democrático”, destacou o comandante.

Ainda durante a solenidade, o comando do Exército Brasileiro, através da unidade militar em Jardim, homenageou cinco personalidades pelos relevantes serviços prestados à organização, durante as comemorações alusivas aos 70 anos de participação da FEB na 2ª guerra mundial. Receberam um diploma, o prefeito Erney Bazzano Barbosa, o vereador Sergio Henrique Sá Braga, os jornalistas Paulo Abílio e Álvaro Pereira e o empresário Antônio Aranha.

“Depois daquela batalha sangrenta em que mais de 60 milhões de pessoas morreram em todos os continentes, hoje, em oportunidade ímpar, estamos nós, em nossa missão de soldados, cultuando e relembrando aqueles que um dia atuaram em busca da liberdade e da paz. Nossos vultos históricos e nossos heróis de guerra”, disse o Major Magalhães em seu discurso.

Ainda fazendo uso da palavra, o comandante destacou a figura dos ex-combatentes jardinenses, senhores Divo Peixoto e André Ragalzi, que deixaram suas casas, indo para o campo de batalha e tiveram a sorte de retornar ao seio da família. “Os senhores representam para nós, soldados de hoje, o orgulho desse uniforme invicto que ostentamos, mostrando a toda essa juventude, que é futuro da sociedade, esperança do Brasil, que eles tem que possuir valores de amor à pátria, ao próximo e à paz, cumprindo assim sua missão”, finalizou Major Magalhães.

Encerrando, a tropa militar desfilou em continência ao comandante da companhia, sendo bastante aplaudida por dezenas de pessoas que prestigiaram a solenidade. 

 

Texto – Paulo Abílio

Fotos – Paulo Abílio e Marcos Barros

 

Confira também

Prefeitura de MS leva multa após contratação de 15 professores sem justificativa

Decisão singular do conselheiro Márcio Monteiro, do TCE (Tribunal de Contas do Estado), resultou em …