Em Coxim mais de 400 pessoas são alfabetizadas pelo Programa Brasil Alfabetizado

O prefeito Aluizio São José participou na quinta-feira (30) da entrega dos diplomas para mais de 100 alunos do Programa Brasil Alfabetizado. Só na atual administração mais de 400 pessoas foram alfabetizadas por meio do programa que é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

O objetivo do Programa Brasil Alfabetizado é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

“É uma alegria ver que independente da idade vocês seguiram em frente para conquistar o tão sonhado diploma. Continuem assim, pois o conhecimento é um instrumento fundamental para conquistar autonomia em suas vidas. Parabéns! Deus os abençoe”, enfatizou prefeito.

Entre os formandos, Maria Eliete Neves Santos, 75 anos, se destacava. Os cabelos brancos, a dificuldade para andar, e a vida difícil que teve na lida no campo não foram impedimentos para ela frequentar as aulas e ser alfabetizada. “É uma alegria, poder ler e escrever. Minha vizinha que é professora me convidou e eu fui. Nunca faltei uma aula e sempre fiz as lições que eram dadas na escola. Não quero parar de aprender”, disse a aposentada dando exemplo para todos.

Andressa Lopes

Assessora de Comunicação

Prefeitura de Coxim

Confira também

Com variante do coronavírus, MS chega a 94% de leitos UTI ocupados

Apesar de já ter vacinado 125.183 pessoas contra a Covid-19, Mato Grosso do Sul vive seu pior momento …