Educadora alerta para extinção da infância ameaçada pela tecnologia

“Vivemos uma época de extermínio da infância”, afirmou Maria Ângela da Costa, coordenadora da Aliança pela Infância que discursou durante sessão plenária da Assembleia Legislativa. A educadora ressaltou a Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 24 e 30 de maio, e destacou a necessidade de ampliar os espaços de brincadeiras.

A coordenadora demonstrou preocupação com o futuro da infância na sociedade. Segundo ela, a troca das brincadeiras pela tecnologia tem ameaçado a formação das crianças. “Atualmente, estamos vendo surgir a infância virtual. Crianças de 2 anos já estão com um tablet nas mãos”, disse.

A educadora explica que, ao se identificarem com jogos eletrônicos e internet, atividades muitas vezes feitas sem a presença de amigos e dos pais, as crianças limitam a infância a uma experiência individual e solitária. “Elas acabam por banalizarem os crimes, a sexualidade, a morte, o amor porque estão sendo formadas no individualismo”, enfatizou.

De acordo com Maria Ângela, a essência da criança não tem sido respeitada nem mesmo pelas escolas. “A escola é a principal responsável pelo extermínio da infância. Hoje vemos crianças, mas não vemos infância. Temos a consciência de que vivemos numa era onde as crianças já não brincam mais”, declarou.

A brincadeira, explica a coordenadora, é fundamental para o desenvolvimento da criança. “É na brincadeira que ela mergulha no mundo da imaginação e aprende a superar os medos, as adversidades, a perder”, disse a educadora que chamou atenção das autoridades para a questão. “Os municípios devem estar atentos para a limpeza e manutenção de suas praças e parques porque esses espaços contribuem muito para promover o brincar na sociedade”, continuou.

Semana Estadual do Brincar

Em 2014, foi inserido no calendário oficial de eventos do Mato Grosso do Sul a Semana Estadual do Brincar. A proposta do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), pretende reforçar a relevância da brincadeira para o desenvolvimento de uma infância saudável. Para comemorar, no próximo dia 30, a iniciativa “Me Deixa Brincar”, organizado pela Aliança pela Infância irá promover uma série de brincadeiras no Horto Florestal para crianças da Capital. O evento começa a partir das 13h30 e tem entrada gratuita.

Confira também

Câmara de Jardim aprova por unanimidade aumento de repasse para UTIs do Hospital Marechal Rondon

Em sessão extraordinária presidida pelo vereador Glaucio Cabreira (PSDB), realizada na manhã desta quinta-feira (17), …