Brasileiros e paraguaios participaram da Missa Bi Nacional pela Paz no Nhandipá

“Juntos construamos uma comunidade de paz, comunidade de amor e de irmandade, que sejamos promotores da paz, deixemos de lado as inimizades como diz a palavra do Senhor, retirando do nosso coração os conflitos entre Paraguai e Brasil, deixemos de lado em especial o espirito de acusação, deixarmos de lado de vivermos acusando uns aos outros, de querermos fazer justiça com as próprias mãos, de querermos ser reconhecidos que a verdade esta do nosso lado , a verdade vem de Deus, se buscamos a palavra de Deus estamos buscando e falando a verdade. Hoje assumimos um novo proposito para nossa vida e que todos os dias do ano entre Bela Vista e Bella Vista, a paz seja um compromisso de vida para todos”, mencionou em sua homilia o Padre Hever Sanches na Missa Bi Nacional da Paz, em Bela Vista no Monumento Nhandipá.

Na noite de segunda-feira 11 de maio de 2015, após 148 anos da Batalha do Nhandipa, em guarani significa “Nós chegamos ao termo”, foi celebrada uma Missa pela Paz e pela alma dos heróis que tombaram defendendo suas pátrias. O local foi palco da Retirada da Laguna, evento da Guerra Brasil Paraguai em que perderam a vida 230 pessoas.

A iniciativa da celebração foi da Secretária Municipal de Assistência Social e Turismo, Patricia Loureiro Ocariz de Sousa Rosa que contou com a colaboração e participação das Paróquias Maria Auxiliadora (Bella Vista Paraguai) e Santo Afonso Maria de Ligório (Bela Vista MS). A secretaria municipal de Obras realizou limpeza, roçada e pintura do monumento para que a Missa fosse celebrada.

O prefeito de Bela Vista, Dr. Renato de Souza Rosa acompanhado do Intendente de Bella Vista Paraguai Miguel Louteiro e do Comandante do 10º RC Mec, Tenente Coronel Rocha Lima colocaram uma corbélia de flores no Monumento Nhandipá.

O historiador Capitão Matos apresentou uma breve síntese sobre a Batalha do Nhandipá com cerimonial apresentado pelo recordista do Guinness Book, Luis Henrique Corrêa. O evento teve palco, iluminação, decoração (Lú Decorações), tenda, cadeiras e sonorização da equipe Campa Som.

A animação foi do Ministério de Música da Matriz Santo Afonso, com celebração redentorista Hever Sanches. Entre as autoridades presentes estiveram vereadores Fabrizia Tinoco, Izabelino, secretários municipais Jonathan Torres, Irenice Suchy (Tita), Waldemir Marques de Moraes, Marcelo Calvano, Adilson Insabralde, católicos e militares do Regimento Antônio João.

Confira também

Governo avança para implantar o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro

O Governo do Estado adotou novas medidas que visam implantar e regularizar o Parque Estadual …