Assembleia fortalece parceria para ampliar atendimento contra câncer

Durante reunião, realizada nesta quinta-feira (21/5), na SES (Secretaria de Estado de Saúde), entre o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, e o médico Raphael Luiz Haikel Júnior, do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, foi oficializada uma parceria com o objetivo de ampliar as ações preventivas em Mato Grosso do Sul. “A importância dos atendimentos realizados aqui é reconhecida”, afirmou Mochi.

Segundo ele, os parlamentares apoiarão as novas iniciativas, como a Carreta de Prevenção, unidade móvel com equipamentos de alta resolução para a prevenção do câncer. “É uma proposta que certamente agradará aos deputados estaduais, pelo fato de percorrer os municípios, ampliando gradativamente o número de cidades atendidas. A Casa de Leis quer materializar a economia que tem feito e devolvido ao Executivo, destinando essa verba ao projeto. Proponho a compra de uma Carreta totalmente equipada com esse dinheiro”, disse o presidente do Parlamento Estadual.

Para Raphael Haikel, o apoio dos deputados estaduais e do governo é fundamental para ajudar no projeto de ampliação de atendimento da unidade de prevenção ao câncer no Estado. “Atualmente, atendemos Campo Grande e nosso único convênio é com o Sistema Único de Saúde, além da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com trabalho voluntário. O repasse do SUS é menor que nosso custo, o excedente é mantido pelo Hospital de Barretos”, explicou. Ele informou que no próximo sábado (23/5), a carreta será inaugurada em Nova Andradina, abrangendo região formada por 22 municípios.

Segundo Tavares, a iniciativa do Hospital de Câncer de Barretos alavancará o setor da oncologia no Estado. “Já em relação à proposta trazida a nós, vamos avaliar com o Mochi e a Assembleia Legislativa todas as possibilidades de parceria e convênios e levaremos essa pauta ao governador Reinaldo Azambuja, para que ele avalie a intensidade de colaboração dos Poderes”, pontuou.

Instituto – O Instituto de Prevenção Antônio de Morais dos Santos, unidade do Hospital do Câncer de Barretos, foi construído em Campo Grande com recursos da ordem de R$ 12 milhões, doados pelo pecuarista que dá nome à instituição. Garante atendimento a aproximadamente um milhão de pessoas, com ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero. Também são realizadas no Instituto, quando necessário, biópsias, exames complementares para o diagnóstico do câncer e microcirurgias.

Confira também

Câmara de Jardim aprova por unanimidade aumento de repasse para UTIs do Hospital Marechal Rondon

Em sessão extraordinária presidida pelo vereador Glaucio Cabreira (PSDB), realizada na manhã desta quinta-feira (17), …