Agenda da AL tem audiências, sessões solenes e Santa Missa de maio

A agenda da primeira semana de maio de 2015, na Assembleia Legislativa, está recheada de eventos. A segunda-feira (4/5) começa com a Santa Missa do mês, celebrada pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas.

A missa acontece no Plenarinho, às 8h30, por proposição do presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB). Na terça-feira (5/5), após a sessão ordinária, ocorre a reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), no Plenarinho.

No período da tarde, o local recebe a reunião da CPI da Enersul/Energisa, às 16h. Já no Plenário Júlio Maia, ocorre a partir das 14h, ainda da terça, a audiência pública Tratamento Avançado do Câncer e a Regulação do Acesso à Assistência à Saúde no SUS, no âmbito de Mato Grosso do Sul.

A audiência foi proposta pelo deputado João Grandão (PT) e contará com palestras diversas sobre como ter acesso ao tratamento no Sistema Público de Saúde, depoimento de paciente e informações sobre novas tecnologias com o oncologista Aroldo Henrique Boigues, entre outros.

Na quarta-feira (6/5) o Plenarinho tem o horário das 14h reservado pela Presidência para o uso de uma das comissões permanentes da Casa. No mesmo dia, a partir das 19h30, ocorre a sessão solene de entrega da Medalha Força Expedicionária, proposta pelo deputado Felipe Orro (PDT).

O evento irá homenagear ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, a força militar constituída em 9 de agosto de 1943 para lutar na Europa ao lado dos países aliados na Segunda Guerra Mundial. No dia 8 de maio se comemora 70 anos da rendição da Alemanha.

Serão homenageados quatro ex-pracinhas da FEB que vivem em Mato Grosso do Sul: Agostinho Gonçalves da Mota, Moacir Aleixo, Manoel Castro Siqueira e Isidoro Teodoro da Silva. Também recebem a medalha as viúvas de ex-combatentes e colaboradores da Associação Nacional dos Veteranos da FEB.

Para a quinta-feira (7/5), Orro também propôs uma sessão solene às 19h30. Desta vez em comemoração ao Dia do Trabalhador, com a entrega da Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, ao presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja e outras 18 personalidades.

Ainda no dia 7 de maio, ocorre no Plenarinho, às 14h, uma audiência pública para debater a crise da mandiocultura, com representantes das indústrias do setor e produtores. A proposição é do deputado Marcio Fernandes (PTdoB).

A sexta-feira (8/5) fecha a semana com uma audiência pública, às 9h, no Plenarinho, para discussão sobre o Projeto de Lei 50/2015, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os psicólogos no serviço público. “Também iremos aproveitar o evento e a presença do Sindicato dos Psicólogos para discutir sobre as condições de trabalho da categoria”, ressaltou Kemp.

Confira também

Simone consegue apoios de Podemos e Cidadania na corrida pela presidência do Senado

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) selou os apoios do Podemos e do Cidadania na disputa pela presidência do Senado. A …