Vereadores apresentam diversas proposições na sessão de terça

Exibindo Com muita competencia a presidente Sirley conduziu os trabalhos leghislativo.JPGDurante a sessão ordinária do dia 22, terça-feira, alguns dos nove vereadores murtinhenses apresentaram proposições destinadas ao Executivo Municipal e a outros órgãos públicos para sanar algumas deficiências de responsabilidade do poder público e de interesse da comunidade. Sob a presidência da vereadora Sirley Pacheco (PSB) a sessão durou cerca de duas e meia onde se debateram essas proposições.

Exibindo Maria Donizete PT.JPG                      Vereadora Maria Donizete – PT

A vereadora solicitou a Mesa diretora que envie um oficio de agradecimento a direção da empresa de distribuição de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, a Energisa, pela doação de 150 mudas de árvores para o município. Essa doação, segundo a parlamentar, vai ajudar na reorganização ambiental da cidade.

Em outra Indicação, a parlamentar petista, solicita ao Executivo Municipal e ao secretário municipal de Infraestrutura a substituição da ponte ou passarela de madeira pelo de concreto no acesso da Vila Célia ao Dom Pepê.

Exibindo Sergio Bacha PDT.JPG                                                    Vereador Sergio Bacha – PDT

O vereador Sergio Luiz Bacha – PDT – solicita envio deste expediente a direção estadual da Sanesul – Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul, a estudar a possibilidade de estender a rede de distribuição de água potável aos moradores das chácaras localizadas fora do perímetro urbano, fora do dique de proteção, na região sul da sede do município, abaixo da Casa das Bombas, onde tem quatro chácaras com moradores. Atualmente os moradores dessas chácaras são abastecidos com caminhão pipa e se a rede chegar até lá vão beneficiar esses moradores com o liquido precioso para a sobrevivência humana.

Por outro lado, o vereador solicita ainda dessa empresa a manutenção mais eficiente do sistema de esgotamento sanitário. Segundo o parlamentar, em vários pontos da cidade se vê já dejetos retornando a superfície por conta de entupimento da rede. A população reclama dessa deficiência mesmo porque os moradores pagam a taxa de esgoto na fatura de água.

Exibindo Vereador Fabinho do PT.JPG         Vereador Fabinho do PT

Em sua proposição, o vereador Fabinho requer que o município assista o bairro Jockey Clube, ele propôs que sejam realizados serviços de manutenção de substituição de luminárias, lâmpadas e limpeza em todas as vias desse residencial.

Exibindo Vereador Marco Andrei PR.JPG     Vereador Marco Andrei – PR

O vereador Marco Andrei Guimarães (PR) indicou a necessidade de limpeza nas ruas do bairros Vila Célia e Dom Pepe que a cada precipitações deixa as vias intransitáveis. Marco também solicitou providencia da secretaria municipal de Infraestrutura para realizar limpeza nas imediações 2ª Companhia de Fronteira. Segundo o parlamentar, as imediações dessa unidade militar do Exercito Brasileiro se encontra em precárias condições no quesito limpeza e obstruções de canais de escoamento de águas pluviais.

Nesse sentido também solicitou a desobstrução da dos canais de águas pluviais no bairro Cohab, ele disse que quando se realizaram o patrolamento das ruas o aterro foi parar nos canais que dificulta o escoamento das águas de chuva.

Exibindo Vereador Edicarlos Lourenço - PR.JPG             Vereador Edicarlos Lourenço – PR

Andar por Murtinho e encontrar terrenos baldios no centro da cidade não é tarefa difícil, e em área periféricas a desproporção é ainda maior. Na maioria dos casos isso acontece devido a especulação imobiliária somado com a falta de fiscalização da Prefeitura, tema cobrado pelo vereador Edicarlos Lourenço (PR), durante sua fala na sessão ordinária de quarta-feira, 22, na Câmara Municipal de Porto Murtinho.

Conforme o vereador, o abandono dos terrenos cria dois problemas, um da habitação e outro da saúde pública.

“Nessa época de chuva o mato aumenta e a proliferação de doenças fica mais propicia, seja do mosquito da dengue, leishmaniose ou até mesmo caramujos. Além disso, a cidade fica feia e a economia estagnada”, comenta o vereador.

Por essa razão, o vereador Edicarlos cobrou maia rigor da Prefeitura Municipal na fiscalização nesse setor.

Exibindo Vereador Carlos heitor PT.JPG           Vereador Carlos Heitor – PT

Solicita veiculo equipado com borrifador de fumacê

Segundo o vereador Carlos Heitor Santos da Silva (PT), “devemos aumentar os esforços para conter ou prevenir a dengue em nosso município, utilizando o carro fumacê, nas áreas de maior incidência da doença do foco de mosquitos, muriçocas e outros insetos”.

Para desenvolver o trabalho de prevenção, o vereador petista, solicitou envio de expediente a secretaria estadual de Saúde para viabilizar um veiculo equipado com o aparelho borrifador de fumacê para Murtinho. O trabalho de campo, com a participação dos agentes de saúde e da comunidade deve continuar, porque o trabalho que vem sendo feito é extrema importância, mas precisa do reforço desse equipamento para combater de forma efetiva o mosquito da dengue e agora o Chicungunia. Para ele, somente será regularizada a eliminação dos focos de mosquitos, o que exige o envolvimento de toda a população

Novo método de cobrança da Energisa é alvo de contestação

O vereador Carlos Heitor (PT) na sessão de quarta-feira, 22, contestou e questionou a nova forma ou metodologia de aviso de cobranças e de corte de fornecimento de energia elétrica praticada pela Energisa em Murtinho.

Para esclarecer o fato o vereador apresentou uma Indicação a ser enviado ao chefe regional da distribuidora de energia para vir a Câmara Municipal esclarecer e explicar aos parlamentares a nova forma de cobranças e cortes.

O caso – segundo Carlos, agora o cliente que tiver duas contas, uma vencida e a outra a vencer podem ficar sem energia, antes, o cliente pagava uma vencida e a outra a vencer e continuava usando a energia, essa prática mudou com a nova forma de corte.

O questionamento do parlamentar foi endossado pelos demais pares da Casa Alta do municíp

 Toninho Ruiz

 

Confira também

Câmara aprova texto-base que altera cálculo do ICMS sobre os combustíveis

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (13), por 392 votos a 71, …