Sessões solenes homenageiam ex-pracinhas da FEB e trabalhadores.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza Sessão Solene no dia 6 de maio para homenagear ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, a força militar constituída em 9 de agosto de 1943 para lutar na Europa ao lado dos países aliados na Segunda Guerra Mundial. No dia 8 de maio se comemora 70 anos da rendição da Alemanha e o fim do conflito mais sangrento da história da humanidade que deixou milhares de mortos e mudou o mapa do planeta, tanto geográfico, quanto político e econômico.
A proposição da homenagem é do deputado estadual Felipe Orro (PDT), que justifica: “É importante cultuar nossos heróis. Os pracinhas da FEB representaram o Brasil nesse conflito, eram jovens cheios de ideais, de sonhos, que deixaram sua Pátria, deixaram suas famílias e se dispuseram a combater uma guerra cruel cujo desfecho era imprevisível. O Brasil estava lá para garantir a vitória dos aliados, a vitória da lucidez, dos direitos humanos, das liberdades, da democracia. Temos dívida eterna de gratidão a esses heróis”, disse.
A Assembleia confere nessa data a Medalha de Mérito Força Expedicionária Brasileira, honraria destinada exclusivamente a esse fim. Serão homenageados quatro ex-pracinhas da FEB que vivem em Mato Grosso do Sul: Agostinho Gonçalves da Mota, Moacir Aleixo, Manoel Castro Siqueira e Isidoro Teodoro da Silva. Também recebem a medalha as viúvas de ex-combatentes Maria Madalena Dib Mereb Greco e Brandina Rodrigues Rocha; e a filha de ex-combatente Elizabeth Salamene. Outras oito pessoas – colaboradores da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – serão homenageadas: desembargador Carlos Eduardo Contar, coronéis Sebastião José Moreno Gama, Aureo Ribeiro Vieira da Silva, Marcelo Arantes Guedon e Wellington Corlete dos Santos; o tenente-coronel Luciano de Souza Cruz e o segundo-sargento Ivo Gonçalves.

Presidente do TRT será homenageado com a Comenda do Trabalho Wilson Fadul

Autor: João PrestesPresidente do TRT será homenageado com a Comenda do Trabalho Wilson Fadul

(AUTOR: ÁLVARO REZENDE/CORREIO DO ESTADO)

O presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, será homenageado pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT) com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, em sessão solene que a Assembleia realiza no dia 7 de maio, a partir das 19h30, no Plenário Julio Maia. Outras 18 personalidades recebem a Comenda na mesma ocasião; são trabalhadores, líderes sindicais, empresários que se destacaram na promoção do emprego digno e profissionais de diferentes áreas.

A Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul foi instituída em 2011 por Resolução de autoria do deputado Felipe Orro e se destina a agraciar pessoas que se destacam na vida profissional e na geração de emprego. A sessão solene para outorga da Comenda ocorre sempre em data próxima ao 1º de maio, quando é comemorado o Dia Internacional do Trabalhador.

Já receberam a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul o ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, o ex-deputado federal e antigo líder trabalhista de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad (in memoriam), o empresário Ueze Elias Zahram, entre outras personalidades. Neste ano, além de Nery Azambuja, o deputado Felipe Orro indicou para a homenagem o nome do presidente da UGT (União Geral de Trabalhadores), além de outros líderes sindicais e empresários (veja lista abaixo). Outros deputados também fizeram indicações.

Nery Azambuja tem 52 anos de idade, é professor de Direito, já foi procurador federal e vice-presidente da OAB. No dia 13 de fevereiro de 2012 tomou posse no cargo de desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, vaga do quinto constitucional destinado à advocacia, e em dezembro daquele ano foi eleito vice-presidente. Assumiu a presidência do Tribunal em 5 de dezembro de 2014 para o mandato de dois anos.

Veja abaixo a lista completa dos 19 homenageados com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul em 2015:

Alfredo Zamlutti Junior,
Aparecido Antonio Alcova,
Irineu Barbero Vitório,
Jefferson Borges Silveira,
José Artur Oliveira Viana,
José Luca da Silva,
José Thomaz,
Luiz Carlos Viana,
Aline Barbosa dos Santos,
Nery Sá e Silva Azambuja,
Paulo Ricardo Sbardelote,
Sebastião Aparecido Pereira Caxias,
Silvia Regina Salgueiro,
Steiner Jardim,
Sueli Veiga Melo,
Walter Aparecido Neves,
Wanderlei Antonio Martins,
Washington Ferreira de Moraes,
Wilson Pereira Rodrigues.

Confira também

Pesquisa revela que 1,3 mil municípios ficaram sem segunda dose

Nesta semana, 1.305 cidades ficaram sem a segunda dose da vacina contra a covid-19 para …