Secretaria realiza plantio de 84 mudas de árvores em rodovia de Bonito

A Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de 84 mudas na rodovia Bonito – Balneário Municipal na manhã de hoje, no município. A ação foi realizada com o apoio das crianças do projeto da Patrulha Mirim Ambiental, com o objetivo de melhorar a arborização da cidade e o percurso da pista de caminhada utilizada pelos bonitenses. De acordo com o secretário de meio ambiente, Fabrício de Souza, as espécies de árvore Pata de Vaca e Chorão foram selecionadas para arborizar o local. “São plantas utilizadas normalmente na arborização urbana, como ornamentais. Além do plantio, nós também aplicamos o nutrigel, que é um gel capaz de manter a humidade do solo. Ele vira uma espécie de angu e segura a água da chuva no solo. É ideal para essa época do ano em que não há muita chuva”, afirma Fabrício.

A arborização da área urbana é uma ação nova da Secretaria de Meio Ambiente. “Normalmente, nós realizamos plantio comum nas áreas de preservação ambiental. Na área urbana é uma novidade”, ressalta.

Para as crianças, o momento foi de aprendizado e cuidado com o meio ambiente. “Eu gostei de plantar, quanto mais árvores mais fica tranquilo para viver”, afirma a estudante da Patrulha Mirim Ambiental, Anahi Godoy Espíndola, 8 anos.

De acordo com a voluntária da patrulha, a engenheira florestal Vanessa Oliveira, o trabalho desenvolvido hoje vai ecoar por muitas gerações. “Acredito que o mais importante é a formação da consciência ambiental nas crianças. Elas começam a respeitar e a valorizar o meio ambiente, a se envolveram com a cidade. E se hoje, elas são 15 crianças aprendendo sobre a importância de plantar mudas, de como plantá-las, amanhã, elas estarão reproduzindo conhecimento para mais 15 pessoas. No futuro, elas se tornaram agentes de disseminação desse conhecimento e sempre terão um interesse ecológico, um gosto pelo meio ambiente”, explica.

Confira também

Governo avança para implantar o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro

O Governo do Estado adotou novas medidas que visam implantar e regularizar o Parque Estadual …