Reunião promove múltiplos olhares sobre a Educação e Turismo em Porto Murtinho

A Secretária de Educação Ana Paula e o Secretario de Turismo Valber Noleto se reuniu-se com a equipe do Departamento de Cultura para tratar de diversos assuntos sobre a cultura, desporto e turismo de Murtinho. O Secretário fez questão de ouvir cada membro da equipe com o intuito de fazer um diagnóstico das condições de trabalho e do plano de ações do Departamento.

Os principais assuntos levantados na reunião foram: a necessidade de parceria do Departamento de Cultura com as escolas do Município, Reformas, calendário de eventos do Município, e melhoria das condições de trabalho da equipe, entre outras.

Valber Noleto se finalizou a reunião, comprometendo-se analisar todas as necessidades do Departamento e também manter contato constante com as ações realizadas, dando suporte para as iniciativas. A Secretária de Educação Ana, afirmou que ela e sua equipe não medirão esforços na realização de ações que visam valorizar e divulgar a cultura local e o desenvolvimento do Turismo no Município.
Com o intuito de amenizar os impactos ocasionados pela sazonalidade do turismo é comum que, durante a baixa temporada, localidades turísticas desenvolvam atividades diversas que permitam amenizar a ausência do turista e as implicações econômicas que acarretam. Da mesma forma, algumas comunidades tradicionais que utilizam seus conhecimentos através do turismo como atividade paralela, criaram formas de amenizar os prejuízos da baixa temporada e de utilização da temporada de produções locais. Um exemplo de tal prática são eventos culturais capazes de atrair turistas.

É possível citar eventos que aproveitam a produção local com festivais gastronômicos e ainda reúnem atrações culturais muitas vezes baseadas na cultura popular local. Possibilitando assim desenvolvimento econômico e a valorização de suas habilidades e cultura. Muitos deles tiveram sua origem por iniciativa da própria comunidade. A atividade é conduzida pelo grupo e em alguns casos recebe o apoio de uma ou outra instituição. Com sua forma artesanal, não deixam de demonstrar imensa capacidade organizacional, o que torna o evento ainda mais interessante, por se tratar de pessoas de pouca ou nenhuma instrução na área de desenvolvimento desse tipo de atividade.

Confira também

Cansados de altas taxas, motoristas de Campo Grande fazem vaquinha e criam próprio aplicativo

Grupo de 13 motoristas por aplicativo decidiu sair da “vida de empregado” e comprar o …