Prefeitura de Bonito lança programa de estágio voltado para o turismo

Em parceria com o CIEE e Sebrae, jovens do ensino médio e superior serão inseridos no mercado de trabalho turístico do município

A Prefeitura Municipal de Bonito em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e o Sebrae lançam amanhã, às 19 horas, no Espaço Madeiral, o Programa Jovem Empreendedor de Bonito. O projeto idealizado pela administração prevê a inclusão de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município e universitários em estágios supervisionados, como forma de oferecer a primeira oportunidade de trabalho e o aprimoramento do conhecimento dos estudantes em atividades turísticas da região.

O CIEE é responsável pela operacionalização do Programa, sendo responsável pelo cadastro das empresas interessadas, priorizando o trade turístico local e pelas inscrições e seleção dos estudantes.  Atuando em Mato Grosso do Sul há 29 anos, o CIEE conta com números expressivos em prol da inserção do estudante no mercado de trabalho: mais de 50 mil jovens sul-mato-grossenses já participaram dos programas de capacitação profissional disponibilizados pela entidade em parceria com mais de 2 mil empresas e órgãos públicos. Atualmente, mais de 4,1 mil estudantes participam de programas de estágio e mais de 700 jovens em programas de aprendizagem nas 500 empresas e órgãos públicos parceiros do CIEE.

Nesta primeira etapa do Programa em Bonito foram selecionados 30 jovens, que através do Sebrae/MS realizaram um treinamento básico sobre postura e atendimento no mês de abril com o propósito de oferecer um panorama do mercado de trabalho e de como se comportar nesse ambiente, desde o atendimento até o encantamento do cliente. Os estágios serão realizados cinco dias por semana, no contra turno do horário escolar, por um período máximo de seis horas por dia. Além da oportunidade da vivência no mercado de trabalho, os alunos do ensino médio receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 250 e universitários no valor de R$ 800, além de seguro contra acidentes pessoais, uniforme, orientação e qualificação profissional, além de férias após um ano de trabalho.

Para o prefeito do município, Leleco Brito, o programa de estágio em Bonito tem o diferencial de ser voltado para o turismo. “Quando pensamos em criar esse programa queríamos algo que se aproximasse da realidade da população e da economia local. Por isso, priorizamos empresas de turismo. Isso auxilia no aprendizado desses jovens e fomenta a criação de novas carreiras e a manutenção dessa atividade econômica. Estamos felizes com esse lançamento e esperamos que os frutos sejam positivos”, afirma Leleco.

Para a estudante Daniella de Souza, 16 anos, uma das selecionadas pelo programa, a expectativa de iniciar no mercado de trabalho é grande. “É uma grande oportunidade, principalmente porque a maioria nunca trabalhou. É um empurrãozinho que a prefeitura está dando para todos nós, de aprender diversos tipos de atividades, de ampliar as nossas opções para o futuro”, afirma.

SERVIÇO – O Lançamento do evento será realizado no dia 30 de abril de 2015, a partir das 19h, no Espaço Madeiral. Os interessados em participar das próximas etapas do Programa poderão realizar as inscrições no Paço Municipal/ Coordenação Profissional.

Legenda: Estagiários participam de treinamento com consultora credenciada do Sebrae em Bonito

Crédito: Ricardo Castilho/Multi-frequência 

Confira também

Vacinas chegam em MS à tarde e campanha pode começar nesta segunda-feira

O Ministério da Saúde prevê que Mato Grosso do Sul e 25 unidades da Federação recebam suas …