Nioaque comemora 166 anos de existência com shows, inaugurações e desfile cívico

assessoria

Dia 08 de abril, Nioaque completou 166 anos de existência. A prefeitura de Municipal de Nioaque realizou durante o período de festividade uma programação diversificada para dar ênfase ao desenvolvimento deste histórico município. O Prefeito Gerson Garcia Serpa juntamente com seu secretariado e equipe de apoio que não poupou esforço para fazer desta oportunidade, um momento de interação com todos os cidadãos que vivem em Nioaque.

A programação de aniversario iniciou no sábado dia 04 de abril e foi abrilhantada por um passeio ciclístico com um percurso de 28 km, que saiu da praça central passando pelo Bairro Monte Alto, Aldeia Cabeceira, Agua Branca, Taboquinha e Brejão finalizando na furna onde todos os participantes almoçaram e aproveitaram para desfrutar da exuberante natureza que o local proporciona. Por meio de uma trilha dentro da floresta percorreram a pé em torno de uma hora até chegar a cachoeira de mais de dez metros de altura. A furna tem sido objeto de estudos universitários para realização de um ambiente turístico a ser explorado com projeto de construção de uma tirolesa com aproximadamente um quilometro de distancia que será instalada de uma serra a outra.

Ainda no sábado, aconteceu no Estádio Mauro Restel mais uma etapa do Circuito Estadual de Futebol Base que acontece no estado. A noite o Show ficou por conta das pratas da casa Grajefe Axé Viola e Jhony e Marcos que proporcionaram alegria de milhares de pessoas que compareceram no calçadão da praça.

Domingo de manhã os motoqueiros de Nioaque e Guia Lopes da Laguna,  amantes de trilhas, já estavam apostos para  o comprimento de mais uma etapa da programação de passagem de ano do município.  Mesmo com a chuva torrencial que caiu durante a madrugada não se intimidaram, após saborear um carreteiro juntamente com o prefeito saíram com destino a fazenda Salto, depois de muita lama e aventura chegaram ao local onde uma equipe de apoio promoveu um excelente almoço com churrasco para os participantes. A noite a festa continuou no calçadão da praça com show Gospel com grupos musicais da aldeia Agua Branca de Nioaque e Aquidauna.

Na segunda-feira foi inaugurada a ampliação do posto de saúde do Assentamento Uirapuru, obra realizada na administração do Prefeito Gerson Garcia com recuso do Ministério da Saúde. A tarde aconteceu a inauguração da sala verde na biblioteca municipal, projeto conquistado pela administração construindo um novo tempo com objetivo de dar principalmente as crianças em idade escolar a oportunidade de interagir com a natureza e adquirir conhecimentos específicos de preservação ambiental para garantir aos mesmos um futuro digno.

No dia 07 de abril, ocorreu também a inauguração da academia de saúde construída ao lado do posto 24 horas para melhor atender os usuários que vierem necessitar de atendimento especializado.

Já no dia 08 de abril, data de aniversario do município, as festividades iniciaram logo pela manhã com o acorda Nioaque realizado pela Banda da Policia Militar de Campo Grande que desfilou pelas ruas principais da cidade, indo até a casa do Prefeito Gerson onde tocou o parabéns em ritmo de samba em homenagem ao aniversario do município e contou com a atenção do prefeito e da Sra. Ilizanir Romeiro Serpa, primeira dama  e secretaria de Governo. As 8h ocorreu o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal acompanhados da banda da Policia Militar e 9º GAC ( Grupamento de Artilharia e Campanha) além da comunidade civil presente. Logo depois começou o desfile Cívico com as participações de todas as secretarias apresentando os trabalhos desenvolvidos pela atual administração. Todas as escolas municipais também apresentaram suas potencialidades através de demonstrações artísticas, culturais, esportivas e produções agrícolas.

Na oportunidade foi apresentado ao publico presente dada à estrutura de veículos adquiridos pelo prefeito Gerson Garcia e apena dois anos de administração, trabalhando arduamente para promover o desenvolvimento do município de Nioaque. As escolas estaduais do Uirapuru, Padroeira do Brasil e Odete Ignez Restel Vilas Boas também participaram fazendo dinâmicas durante o trajeto e as autoridades que estravam no palanque prestigiando todo o evento que encerrou com os militares do 9º GAC.

Encerrado o desfile, o Prefeito Gerson Garcia convidou os presentes para mais uma inauguração da UBS centro que levou o nome do Sr. Antônio Coronel, pai do doutor Anastácio Martins Coronel, médico e ex. prefeito de Nioaque que recebeu a homenagem juntamente com seus familiares de forma muito emocionada. Na oportunidade o prefeito Gerson Garcia fez uso da palavra agradecendo todos que participaram dos eventos de aniversários de Nioaque e disse que mesmo em fase das dificuldades que o país atravessa, Nioaque nesta oportunidade esta inaugurando varias instalações de saúde oriunda de um trabalho de busca de recursos da atual administração.

Finalizando, foi inaugurado um monumento no trevo saída para Sodrolandia com a réplica de um dinossauro que transforma anos de pesquisas em ação para indagação de um publico que passa com destino a outras cidades da região centro oeste. A réplica é de um abelissauro, animal pré-histórico que viveu na região e deixou suas pegadas nas pedras que margeiam o Rio Nioaque, comprovadas por estudiosos da área do Brasil, estado e outros pais. A finalidade desse trabalho é desenvolver o potencial turístico do município, indústria que mais dá emprego e garantia de sucesso para todos que mora, trabalha em Nioaque.

 

 

Confira também

Presidente Bolsonaro estará em Ponta Porã na próxima semana

Conforme informações extraoficiais o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), estará presente na cidade de Ponta Porã na quarta-feira (30), …