Inaugurado a Sala Verde Ipê Florido, na Biblioteca Municipal de Nioaque

Em uma cerimônia ocorrida no final da tarde de 06 de abril (06/04), foi inaugurado o espaço Sala Verde Ipê Florido, na Biblioteca Municipal de Nioaque.

O Centro de Educação Ambiental Ipê Florido Nioaque foi selecionado através de Edital do Projeto Salas Verde do Ministério do Meio Ambiente, que consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental, para a construção de sociedades sustentáveis.

A Sala Verde Ipê Florido passa a ter o apoio institucional do Ministério, o que inclui o compromisso de dar visibilidade ao espaço como referência em meio ambiente na área de abrangência geográfica de sua localização, entre outras formas de apoio.

Segundo a coordenadora do Projeto, foi assinado o Termo de Compromisso de parceria entre o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Nioaque.  Entre os compromissos assumidos pelas partes, o MMA deverá fornecer material e publicações didáticas, na área ambiental, como livros, cartilhas, folders, DVDs e CDs; e a Prefeitura Municipal se compromete a disponibilizar esse material para consulta e/ou empréstimo, em sua Sala Verde.

Batizada com o nome da árvore “Ipê”, sendo árvore símbolo do município o ipê rosa, foi inaugurada no último dia 06 de abril, a Sala Verde ipê florido e foi uma iniciativa da coordenadora local e Engenheira Ambiental Mariel Brescovit de Oliveira. “Há várias salas verdes no Brasil, são mais de 300”. Em 2013 o governo federal fez edital para as instituições que tivessem interesse em participar.

Agora, temos a chancela do Ministério do Meio Ambiente para todos os projetos, inclusive os relacionados na parte cultural. “Isso é muito importante, poder utilizar o nome do governo federal, dá outra visibilidade”, comenta a coordenadora, explicando a funcionalidade da Sala Verde. “O Ministério do Meio Ambiente manda uma grande quantidade de referências bibliográficas somente para o meio ambiente, se comprometem a mandar as publicações e manter a sala verde ipê florido atualizado sobre tudo em relação ao meio ambiente”.

O prefeito Municipal, Gerson Garcia Serpa, durante o ato, fez questão de parabenizar a idealizadora do Projeto, a Sr. Mariel Brescovit de Oliveira, quem foi a responsável pela busca deste espaço. Em um projeto em que o Nioaque foi a única escolhida no Estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2013.

“Parabéns a todos, Nioaque Ganha mais um incentivo na busca da sustentabilidade e meio ambiente” – disse Mariel, ainda durante o ato de inauguração da Sala verde Ipê Florido.

A inauguração do espaço contou com a presença do Prefeito Municipal de Nioaque, Gerson Garcia Serpa, secretaria de Governo, Sra. Ilizanir Romeiro Serpa, Secretária de esporte, cultura, turismo e lazer, Sr. Euza Camargo Nunes, representantes da Coordenadoria de Políticas Publicas da Mulher, Adriana Teixeira e Jonice , a Gerente local do Banco Bradesco Sra.Gleice kelly, a representante da sala do empreendedor a Sra jenifer Miguel e a Diretora de Departamento de Planejamento, Projetos e Meio Ambiente, Reniura Monteiro Além. Contamos também com a presença dos alunos do centro de convivência e fortalecimento de vínculos, estando sob-responsabilidades do Professor Almir e a coordenadora do Centro de referencia de assistência social a Sr. Kiara Cristina de Paula.

Cicero Pereira de Souza

Confira também

Nova Andradina recebe curso sobre jogos e brincadeiras na Educação Física escolar

Nova Andradina recebe neste fim de semana, de 3 a 5 de dezembro, o curso …