Ato que oficializou Finova em Nova Andradina foi realizado no campus local da UFMS.

Hashioka oficializa Finova e efetiva projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul

Representantes de instituições de ensino, Governo do Estado e empresários participaram da solenidade
O prefeito Roberto Hashioka empossou oficialmente a Diretoria Executiva, o Conselho Curador e o Conselho Fiscal da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova). O ato, pioneiro em Mato Grosso do Sul, compõe as ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação do município, o Probatec.
A Fundação terá como diretor presidente e diretor técnico, respectivamente, o engenheiro e empresário, Fábio Selhorst, e Sonner Arfux, mestre em Engenharia Mecânica e doutorando em Educação Matemática. A Finova também contará com o diretor administrativo-financeiro, Renato Pires, especialista em Controladoria, Finanças, Administração Financeira Corporativa, Planejamento e Projetos Regionais.
Quanto aos conselhos Curador e Fiscal, a relação possui representantes da UFMS, UEMS, IFMS, Uniesp, Anaec, poder público, empresários, Fiems, Acina, Embrapa, trabalhadores na área de atuação da Finova, comércio varejista, entre outros. A lista com os conselheiros titulares e suplentes será publicada em diário oficial e, posteriormente, disponibilizada no site da Prefeitura de Nova Andradina (www.pmna.ms.gov.br).
“A Finova vem em um momento onde verificamos o anseio da sociedade por outras demandas. Além de saúde, infraestrutura e educação, projetos com foco no futuro, na inovação e no desenvolvimento tecnológico integram esse contexto. Nova Andradina caminha nesse sentido ao possibilitar o crescimento e a instalação de empresas desse segmento, o que será potencializado com nossa iniciativa”, frisou Roberto Hashioka.
O ineditismo da proposta foi reforçado pelo presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), Marcelo Turine, e pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, além do reitor da UEMS, Fábio Edir, e do secretário de Desenvolvimento Integrado, Marcio Costa.
Também estiveram presentes o líder do prefeito na Câmara e segundo vice-presidente do Legislativo, Ricardo Lima, vereadores Quemuel de Alencar e Vicente Lichoti, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMS, Luiz Simão Staszczak, diretor do IFMS Nova Andradina, Márcio Lustosa, gerente da UEMS Nova Andradina, José Felice, diretor da Uniesp, Henrique Barros, e gerente do Sebrae na região Conesul de MS, Neire Colman.
A Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina foi instituída por lei, proposta pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo, baseada em um estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), através da Fundace, com o objetivo de promover o desenvolvimento de Nova Andradina e região por meio de projetos de ciência, tecnologia e inovação.
Três programas serão inicialmente desenvolvidos pela Finova, um Centro de Tecnologia, uma Incubadora de Empresas e o Parque Tecnológico de Nova Andradina, os quais deverão estar implantados, em suas etapas iniciais, até o final de 2016. Além da posse, a programação também contou com o workshop “O Papel da Pesquisa Tecnológica e da Inovação no Desenvolvimento de Nova Andradina e Região”.
A solenidade contou ainda com a presença do diretor presidente do Hospital Regional, Tito José, gerente do Banco do Brasil, Ivani Aparecida, presidente do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos, Leandro Domingues, representante da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), engenheiro Ivo Colichio Junior, e presidente da Rede MS de Inovação, Jardel Matos.
Também participaram da cerimônia o diretor do campus Nova Andradina da UFMS, Alexandre Pierezan, professor André Lucirton Costa, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia da USP; presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Andradina, Veridiana Kanashima, e secretário municipal de Finanças e Gestão, Arion Aislan.

 

Confira também

Governador recebe honraria do Poder Judiciário em reconhecimento aos serviços prestados a MS

O governador Reinaldo Azambuja foi homenageado na noite desta nesta sexta-feira (03), com a honraria …