Governo do Estado homenageia trabalhadores ao inaugurar nova sede da Funtrab

Campo Grande (MS) – Na Semana do Trabalhador, o governador Reinaldo Azambuja inaugura nesta segunda-feira(27), às 15 horas, a nova sede da Funtrab, localizada na Rua 13 de maio, 2773 – Centro. Em seguida, às 16 horas, abre o ‘I Seminário do Trabalho, Emprego e Renda’ no auditório Germano de Barros, do Centro de Convenções Arquit. Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes.

A mudança da Funtrab para a nova sede vem ao encontro de uma necessidade antiga e consolida um dos objetivos em proporcionar melhores condições de atendimento aos trabalhadores e servidores. Situado no centro comercial da Capital (entre as Ruas Cândido Mariano e Dom Aquino, antiga Caixa Econômica Federal), o prédio foi reformado e oferece acessibilidade às pessoas com deficiência, com elevador e sanitários adaptados.

No mesmo local, além de disponibilizar os serviços de intermediação de emprego; Seguro-Desemprego; emissão de Carteira de Trabalho; qualificação social e profissional; apoio à geração de trabalho e renda e microcrédito(Banco Cidadão), haverá postos de atendimento do Procon/MS (orientação e defesa do consumidor); Vale Renda(benefício social direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica) e Vale Universidade (benefício social aos estudantes universitários de baixa renda com bolsa de até 70%).

Nos dois eventos, estava confirmada a presença do ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, mas em razão de outro compromisso surgido na agenda, referente às famílias atingidas pelo tornado em Santa Catarina, foi cancelada sua vinda para Capital. Portanto, ele será substituído pelo secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), Francisco José Pontes Ibiapina.

I Seminário do Trabalho, Emprego e Renda de Mato Grosso do Sul

Na terça-feira(28), em tempo integral, a partir das 8 horas, iniciam as palestras e debates do I Seminário do Trabalho, Emprego e Renda de Mato Grosso do Sul que tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema Sistema Único do Trabalho(SUT), visando o aprimoramento das Políticas Públicas de Trabalho em Mato Grosso do Sul.

A Política Pública de Trabalho tem como desafios gerar mais empregos, ampliar o grau de formalização do emprego e a cobertura previdenciária, garantir a proteção do Seguro-Desemprego, eliminar o trabalho infantil e o trabalho escravo. Ao mesmo tempo, há outros aspectos que merecem atenção, a exemplo da ainda principiante política de promoção da equidade no trabalho, sobretudo quando o mercado de trabalho se torna desfavorável às mulheres, negros, índios, pessoas com deficiência (PCD), jovens na busca do primeiro emprego e pessoas de idade mais avançada, que sofrem com índices mais elevados de desemprego.

Orientado pelo princípio do trabalho decente, a proposta da criação do Sistema Único do Trabalho prevê a universalidade, a integralidade e a gratuidade das ações e serviços com a atuação baseada no diálogo social. Inscrições do evento podem ser realizadas pelo site www.funtrab.ms.gov.br ou no próprio local, no dia 28, às 7h30.

Confira também

Entenda as diferenças do 1º e 2º lote da Coronavac

Na sexta-feira (22), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o segundo lote da Coronavac. Mais 4,1 …