Encerramento do 1º Módulo do curso Normal médio movimentou educadores de Murtinho

O Encerramento do 1º Módulo do curso Normal médio de Murtinho aconteceu na noite de hoje (27) e contou com a presença de educadores, alunos e autoridades na Escola Estadual José Bonifácio que promoveu o encerramento. Contou com a presença da Secretária municipal de Educação, Ana Paula Cardoso representando o Prefeito Municipal, Diretora das Escolas Indígenas Fátima Diaz, Professor Carlos Alberto Heyn, Diretora da Escola, Marcia de Moura, a Diretora Adjunta, Nilza Catalina, a Coordenadora, Sueli de Oliveira e educadores e do corpo de coordenação do curso.

Durante o 1º Módulo, os alunos do curso foram capacitados em diversas áreas, através de palestras e oficinas. Os alunos receberam orientações sobre diversas temáticas, como “A ética na formação de professores”, “formação pessoal e social”, “Conhecimento do mundo”, “Hipóteses da escrita”, “Letramento”, “planejamento” e “Materiais pedagógicos essenciais para educação infantil e 1º ano do ensino fundamental”.

Em Porto Murtinho, o curso Normal Médio é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Prefeitura de Murtinho. Trata-se de uma capacitação técnica com um ano de duração. O curso é coordenado pela Diretora da Escola, Marcia de Moura.

A Secretaria de Estado de Educação retomou a oferta do Curso Normal Médio na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul para atender aos profissionais que já atuam em instituições de educação infantil sem a formação mínima exigida, bem como àqueles que pretendem atuar nesta etapa de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental e, ainda, preparar-se para, posteriormente, ingressar num curso de nível superior de licenciatura plena. Reconhecendo a educação como instrumento de desenvolvimento social e local.

O objetivo do curso é formar professores, com subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para a construção de práticas pedagógicas atualizadas e contextualizadas. Para isso, são abordados durante o curso temas como rotina e a função do gestor escolar; normas educacionais e administrativas; organização e utilização do espaço físico na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; literatura infantil; educação inclusiva.

Convém ressaltar que este curso é composto por estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio e que já estão atuando no município e após o término, duração de um ano, estarão aptos a lecionar nos anos iniciais . Trata-se de um incentivo do governo estadual para que os mesmos percebam a necessidade de frequentar um curso superior para aprimorar os conhecimentos prévios adquiridos durante o curso. Durante o brilhante encerramento do Módulo, as turmas apresentaram teatros, músicas e fizeram exposição dos livros em tecido que ficaram fantásticos. Cada trabalho é resultado das disciplinas estudadas neste módulo que foram ministradas pelas professoras: Benigna Jara Morel, Maria Luiza Gavilan, Lucélia Benites Sanabria, Andréia Dias, Alaise Gomes Gauna Cardoso, e a professora Vanielly Pena.

Confira também

Guia Lopes mantém aulas remotas; Sidrolândia adota sistema híbrido

Guia Lopes da Laguna, cidade no oeste do Estado, entrou na lista de municípios que …