Cuiabá sedia 1º Fórum de Políticas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas

Começa nesta terça-feira (7.3) em Cuiabá, Mato Grosso, o 1º Fórum Nacional de Políticas Públicas para o Setor de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas. O encontro tem como objetivo envolver os indígenas no processo de conhecimento e formação de agenda de políticas públicas para a área de esporte e lazer. Organizado pelo Ministério do Esporte e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Fórum reunirá representantes indígenas de todos os estados brasileiros.

A iniciativa teve sua primeira ação nos dias 30 e 31 de janeiro de 2015 em Brasília, com a realização do Encontro de Mediadores, que recebeu 37 indígenas entre líderes e intelectuais, convocados para debater o tema e receber as orientações a fim de mobilizar e inscrever 190 indígenas das diversas etnias brasileiras, vindos dos 26 estados e do DF, para participação do Fórum, em Mato Grosso.

A demanda do esporte e lazer indígena faz parte das ações do Ministério do Esporte por meio de programas sociais em comunidades indígenas. Esse apoio também se estende aos Jogos Nacionais Indígenas e a realização dos 1º Jogos Mundiais Indígenas a serem realizados de 15 a 27 de setembro, em Palmas, Tocantins. A UFMT por sua vez, vem realizando trabalhos e pesquisas em diferentes cursos de graduação e pós-graduação, envolvendo indígenas nas atividades acadêmicas, sendo a pauta esportiva um dos temas que envolve a comunidade acadêmica. A universidade mantém também um programa de inclusão de estudantes indígenas, o Proind, que também é parceiro na organização do evento.

Confira também

Mercedes lança parceria para aumentar diversidade racial na F1

Em continuidade aos esforços em prol da diversidade na Fórmula 1, a Mercedes anunciou uma …