Campo Grande é capital com mais obesos no país, diz pesquisa Vigitel

Campo Grande é a capital que apresenta o maior índice de obesidade do país. A pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15), aponta que 22% dos campo-grandenses são obesos.

O levantamento foi feito nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Em comparação à pesquisa de 2013, a capital deMato Grosso do Sul estava em 12º no ranking das capitais com mais obesos, liderado por Cuiabá. O percentual era de 18%. O índice atual é maior que a média nacional, de 17,9%.

Com menor percentual, aparece Florianópolis, que apresentou 14% dos habitantes com obesidade

  • Para saber se é obeso, basta dividir o peso pela altura ao quadrado. Se o resultado der entre 25 e 30, a situação é de sobrepeso. Acima de 30, o quadro é de obesidade.

O sobrepeso é o primeiro passo para atingir a obesidade. Neste quesito, Campo Grande tem 56% da população – índice maior em relação ao levantamento anterior quando apresentou o percentual de 53% – e está empatado com Cuiabá, Rio Branco e Porto Alegre. Só perde para Fortaleza, Porto Velho e Manaus, que apresentaram 1% a mais.

O Ministério da Saúde tem incentivado a prática de exercícios físicos para combater a obesidade. Segundo a Vigitel, a capital sul-mato-grossense teve uma média de 38% que praticam o recomendado de atividade física no tempo livre. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda exercitar pelo menos 30 minutos por dia, durante cinco dias na semana.

A obesidade e a falta de exercício físico acarretam diversos tipos de doenças. A pesquisa mostrou ainda que 20% dos adultos em Campo Grande tiveram algum tipo de diagnóstico relacionado ao aumento de colesterol e triglicerídeos

FONTE G1

Confira também

Detran-MS faz mutirão de renovação de CNH

O Detran-MS está promovendo mutirão de renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para motoristas …