Aquidauana agora tem equipamento moderno de monitoramento de chuvas

Chegou ontem (31) ao município de Aquidauana o pluviômetro automático, adquirido pela Prefeitura de Aquidauana, através da Defesa Civil, para ajudar na prevenção de desastres causados pelas enchentes.

Em conformidade com a designação da Casa Civil, o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) está monitorando 795 municípios em áreas de risco no Brasil. Agora, Aquidauana se junta a mais 21 município monitorados no Estado.

Após uma análise feita pelos técnicos do CEMADEN, o local escolhido para a instalação do equipamento foi a ESF (Estratégia Saúde da Família) do Bairro Guanandy. “Este local foi escolhido por ser o prédio público mais próximo ao rio e às famílias mais afetadas em Aquidauana pelas enchentes” explicou o coordenador da Defesa Civil em Aquidauana, Mário Ravaglia.

Este pluviômetro monitora a quantidade de chuva que está caindo sob a cidade e envia os dados automaticamente para a central, localizada no estado de São Paulo. Quando a situação é de risco, a central entra em contato com a Defesa Civil da cidade para que sejam retiradas as famílias das áreas de risco de desastres naturais.

“É uma importante aquisição para o nosso município, já que, quase todos os anos, sofremos com a enchente do Rio Aquidauana, obrigando a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura a atuarem de forma emergencial. Com este equipamento, teremos um maior controle sobre o risco das chuvas” explicou Mário.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

Confira também

Câmara de Jardim retorna com os trabalhos legislativos após o recesso parlamentar

Após o recesso parlamentar regimental, a Câmara Municipal de Jardim retornou aos trabalhos nesta segunda-feira …