Alunos de aprendizagem industrial do Senai da Capital visitam ExperCiências

Vivenciar 29 experiências dos principais cientistas da história. Assim foi a tarde desta terça-feira (14/04) para 23 alunos do curso de assistente administrativo do Senai de Campo Grande, modalidade aprendizagem industrial, que visitaram a ExperCiências, exposição promovida pelo Senai e Shopping Bosque dos Ipês, que permite aos visitantes um mergulho pelo mundo da física.

Para a instrutora Waldilaine do Amaral, que trabalha a disciplina de relações humanas do curso de assistente administrativo do Senai de Campo Grande, a visita à exposição permite que os alunos tenham atividades fora de sala e quebrando a rotina, além de proporcionar o trabalho das relações interpessoais. “Sempre trabalhamos a questão do respeito aos colegas, às regras dos lugares e também verificamos a questão da disciplina. Ao chegar ao Senai eles terão de fazer um relatório sobre tudo o que vivenciaram”, detalhou.

Alunos

O aluno João Vitor Gimenez Silva, 14 anos, contou que gostou da explicação dos monitores sobre cada experimento. “Isso com certeza faz toda a diferença, gostei muito de ver aqui coisas que já aprendi na teoria”, disse. Uma das experiências que mais chamou a atenção de João Vitor foi o Gerador de Vander de Graaf, aquele que produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem toca na cúpula.

Já o colega dele, Gustavo dos Santos, 17 anos, gostou de entender melhor os efeitos da parabólica. “Quando criança todo mundo faz essa brincadeira e hoje eu pude entender o porquê”, disse. É que quando alguém produz som no foco da parabólica, ele é enviado para outra e após a reflexão, as ondas sonoras refletem-se e concentram no foco da outra antena, assim um som de baixa intensidade pode ser ouvido numa longa distância.

Também estudante do curso de assistente administrativo, Camilla Oliveira dos Santos, 17 anos, destacou as cordas do violão. “Hoje eu aprendi muita coisa aqui, mas o que mais me chamou a atenção foi a experiência que envolve o violão”. Na exposição, os visitantes vão entender que a partir do efeito estroboscópico ocasionado pelo movimento do cilindro é possível observar a oscilação das cordas do violão, efeito que pode ser alterado com a mudança do comprimento e tração da corda.

Evento

A exposição segue até o dia 26 de abril no Shopping Bosque Ipês, em Campo Grande. Além das experiências, que poderão ser vivenciadas pelo público, o Senai também está com cinco simuladores utilizados pelos alunos nos cursos de qualificação profissional, sendo retroescavadeira, motoniveladora, trator de esteira, caminhão basculante e escavadeira, nos quais os visitantes poderão testar suas habilidades.

De acordo com a assessora de relacionamento com o mercado do Senai, Ilana Coutinho de Alencar, a entidade também faz a divulgação dos cursos e quatro totens para inscrição nos cursos de EaD (Educação a Distância). “O Senai se faz presente nas oportunidades que valorizam o conhecimento. Esta exposição, sem dúvida, vai agregar conhecimento aos visitantes, que também terão a oportunidade de se aproximar ainda mais do Senai”, declarou.

Serviço – A ExperCiência segue até 26 de abril no Shopping Bosque dos Ipês, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4.796, Bairro Novos Estados, em Campo Grande (MS)

Confira também

Governador discutiu avanços para rota bioceânica e Nova Ferroeste

Com foco na retomada da economia e no desenvolvimento sustentável, o governador Reinaldo Azambuja teve …