Vereadores fazem moção a ex-vereadoras murtinhenses

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, os vereadores de Porto Murtinho homenagearam dez ex-vereadoras durante a sessão solene realizada na noite de terça-feira, 10, no plenário “Vereador Elizio Ramires Vieira”. A iniciativa foi da atual Mesa Diretora comandada pela vereadora Sirley Pacheco (PSB). A abertura da reunião especial contou com a presença do grupo de músicos jovens que abrilhantaram o ato que são eles: Danrley Gazarini (violão), Aryane Delvalle (vocalista), Kelvin Axel Saxofone) e Rodney Nunes (cajon).

Os atuais vereadores entenderam que as laureada foram merecedoras de reconhecimento como ex-vereadoras, como profissionais e acima de tudo, mulheres batalhadoras, esposas e mães. Através dessas homenagens os vereadores estenderam os parabéns a todas as mulheres murtinhenses.

Foi uma noite agradável e emotiva, na qual os vereadores destacaram a necessidade de estar lembrando sempre desta data histórica, quando 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque (USA), decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 08 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. 

Os vereadores entregaram placas com brasão do município às ex-vereadoras homenageadas que foram Dalva Lemos Dionisio, Ilka Esther Ayub Aguero, Sonia Maria Ferreira, Rosângela Silva Baptista, Carmen Ruiz, Maria Célia Froés Acosta, Vera Regina Gaúna de Mattos Heyn, Sirley Pacheco e Maria Donizete dos Santos, como forma de reconhecimento às ações por elas desenvolvidas em beneficio da mulher murtinhense, sempre buscando maior representatividade da figura feminina dentro da política brasileira e murtinhense.

“Sabemos de toda dificuldade que as primeiras vereadoras tiveram em nossa cidade, em uma época em que ainda era esperado que a mulher não saísse do ambiente da família”, lembrou o vereador Fabinho do PT, reconhecendo a importância da coragem das mulheres que passaram pelo Legislativo Municipal.

A Dra. Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto, Promotora de Justiça da comarca, usou a tribuna da Casa Alta nesse evento onde proferiu uma pequena e significante palestra aos presentes sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea e ressaltou os direitos e os deveres que a mulher tem no nosso país e principalmente nos seus lares. Ela sublinhou o alto índice de violência contra a mulher que preocupa a sociedade no geral e essa violência tem mecanismo para combater que é a denúncia em órgãos competentes para se tomarem as devidas providências. Ela pediu coragem às mulheres a denunciar as agressões.

A ex-vereadora, ex-presidente da Câmara e ex-vice-prefeita a professora Rosângela Silva Baptista foi escolhida para representar as homenageadas em um pronunciamento. Ela agradeceu o reconhecimento e falou sobre a emoção de estar depois de tanto tempo na tribuna da Cãmara Municipal. Ela relembrou as dificuldades do trabalho no Legislativo, especialmente porque, como mulher, sempre houveram outras responsabilidades ligadas à família, ela lembrou o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres a fim de garantir direitos específicos para que elas possam gerar rendas. Por fim ela lembrou a passagem bíblica onde destacou a participação da mulher e seus efeitos.

“Hoje temos uma mulher presidente nesta Casa, no passado Murtinho já teve outras mulheres a frente deste poder como a ex-vereadora Ilka Esther, eu também já exerci este cargo. Num passado não tão distante nunca íamos imaginar isso. Pelo número de mulheres, temos poucas deputadas, poucas prefeitas, poucas senadoras. Mas conquistamos espaço importante à valorização da mulher está aumentando cada vez mais”, disse Rosângela.

A vereadora Regina Heyn ressaltou a dificuldade que é ser uma mulher na política, pelo acúmulo de responsabilidade com a família, o lar,, o trabalho externo e o atendimento à população. Mas ela também reforçou a importância do trabalho sensível das mulheres no Legislativo e a satisfação em fazer parte de importantes decisões para comunidade.

Com uma bela homenagem às mulheres, a vereadora Sirley frisou “O dia da mulher é todo dia!”. Sirley parabenizou o trabalho das ex-vereadoras, das atuais vereadoras e companheiras de legislatura e não deixou de lembrar o trabalho das funcionárias da Câmara, cuja maioria é de mulheres.

Os demais vereadores como Marco Andrei, Edicarlos e Maria Donizete fizeram suas homenagens, sempre agradecendo e parabenizando o importante trabalho realizado por todas as mulheres que representaram a população murtinhense na Cãmara de Vereadores.

Durante o ato, as mulheres que estavam no plenário da Câmara e também as funcionárias da Casa receberam rosas.

Confira também

Agesul alerta motoristas para mudança de fluxo no trânsito com avanço das obras

A obra de revitalização do Parque dos Poderes segue em ritmo acelerado. Entre os dias …