Solenidade e audiência pública marcam agenda da semana na AL

A Assembleia Legislativa promove na próxima segunda-feira (23/3) a audiência pública “Debatendo o projeto amigos do parque”, que discutirá no plenário Júlio Maia, às 14h, sobre a possível interdição de uma das pistas das avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha, no Parque dos Poderes, aos finais de semana e feriados.

A proposta parte do Projeto de Lei 11/2015, do deputado Beto Pereira (PDT), que tem por objetivo motivar a prática de esporte e lazer no local e ainda implementar uma ciclo faixa, com regulamentação de data e horário de uso.

Segundo a assessoria do deputado, já foram confirmadas as participações de representantes do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Prefeitura do Parque dos Poderes, Polícia Militar de Trânsito, Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer.

“Nós vamos discutir este assunto e receber sugestões para novas ações e projetos neste sentido. Vários representantes de grupos de ciclistas, de pessoas que praticam caminhada e grupos de corrida, além de outras instituições deverão contribuir com nosso debate”, diz Beto Pereira.

Sessão Solene – A agenda da semana de 23 a 27 de março de 2015 na Casa de Leis ainda contará com uma sessão solene em homenagem ao Dia do Artesão, na quinta-feira (26/3) às 19h, no plenário Júlio Maia, onde será entregue a medalha Conceição dos Bugres, para homenagear os artesãos que se destacam no cenário sul-mato-grossense.

Para o deputado Marcio Fernandes (PTdoB), proponente da solenidade, é por meio do artesanato que as pessoas podem conhecer a história de uma região. “São esses artistas que eternizam uma época, valorizam as belezas do nosso Estado e conseguem transformar o simples em verdadeiras obras de arte, eles merecem todo o reconhecimento por este trabalho valoroso”, explica o deputado.

Serão homenageadas personalidades e entidades, entre elas Diva Pinheiro da Silveira, Zilá Garcia Gualberto, Maria Ferreira Wagner, Selma Saueia Hammade, Helena Francisca de Menezes Rondon, Luiz Gonzaga dos Santos, Mestre Cirilo Tibúrcio, José Maciel Costa, Associação Milagre da Fibra, Rosie de Oliveira, Harue Goto Tsuzuki, Marli Marcelino Pacheco entre outros. A honraria leva o nome de Conceição Freitas da Silva, artista erradicada no Estado, que criou esculturas de bugres em madeira recoberta de cera de abelhas e se tornou ícone da cultura local.

Também está marcada na agenda da Assembleia a 75ª reunião ordinária do Conselho Estadual das cidades, para o dia 26 de março, às 13h, no plenarinho e a tradicional reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), na terça-feira após a sessão plenária.

Confira também

Depois de Ciro Nogueira, Bolsonaro é cobrado por mais cargos em ministérios

BRASÍLIA — A entrada do principal partido do Centrão no núcleo duro do governo dividiu …