Senai encerra sexta-feira prazo para indústria encaminhar jovens à aprendizagem

O Senai encerra, nesta sexta-feira (13/03), o prazo para as indústrias encaminharem a relação de aprendizes contratados para que façam a matrícula em um dos cursos oferecidos pela entidade. O Edital Senai DR/MS Ditec 002/2015 prevê 1.030 vagas em 14 cursos distribuídos por Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Nova Andradina, Ivinhema, Sidrolândia, Naviraí e Aparecida do Taboado.

Segundo o gerente de educação do Senai, Gilberto Schaedler, no ato do encaminhamento da relação, a indústria também já deve indicar o curso que o jovem vai frequentar. “O período de matrículas inicia no dia 1º de abril e segue até o dia 10 do mesmo mês, enquanto o início das aulas será no dia 15 de abril. É importante ter atenção aos prazos e aos documentos necessários no ato da matrícula”, aconselhou.

Ele completa que os cursos da modalidade aprendizagem industrial são importantes no processo de formação dos jovens, que muitas vezes estão iniciando no mercado de trabalho e não tem qualificação. Para efetuar a matrícula o jovem deve apresentar documento de contratação pela empresa, foto 3×4 colorida e recente, CPF e RG ou dos responsáveis, caso tenha menos de 18 anos, comprovante de residência atualizado, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), certificado de reservista para homens com idade superior a 18 anos, além do contrato de aprendizagem original.

Os cursos disponíveis são o de assistente administrativo, assistente de produção, mecânico de manutenção, costureiro industrial do vestuário, mecânico de manutenção em motores diesel, eletricista industrial, agente de inspeção de qualidade, auxiliar de operações logísticas, confeccionador de calçados, mecânico de manutenção de maquinas agrícolas, operador de máquinas de fabricar papel, almoxarife, operador de processos químicos e operador de computador.

Para Campo Grande estão disponíveis 240 vagas, distribuídas entre os cursos de assistente administrativo (120 vagas, divididas em 4 turmas); assistente de produção (60 vagas, divididas em 2 turmas); mecânico de manutenção (30 vagas, uma turma) e costureiro industrial do vestuário (30 vagas, uma turma).
Em Corumbá são 60 vagas, sendo 20 para uma turma de mecânico de manutenção em motores a diesel; outras 20 para uma turma de eletricista industrial e as 20 restantes para uma turma de mecânico de manutenção.

No município de Dourados serão duas turmas de assistente administrativo, com 30 alunos em cada, uma de agente de inspeção da qualidade com 30 vagas, e uma de assistente de produção com 30 vagas. Já em Três Lagoas são 310 vagas, uma turma de assistente administrativo (80 vagas); uma de assistente de produção (80 vagas); uma de auxiliar de operações logísticas (30 vagas); uma turma de confeccionador de calçados (30 vagas); uma turma de costureiro industrial do vestuário (30 vagas); uma turma de eletricista industrial (20 vagas); uma turma de mecânico de manutenção de máquinas agrícolas (20 vagas) e uma turma de operador de máquinas de fabricar papel (20 vagas).

Em Nova Andradina são 32 vagas, que estão distribuídas entre os cursos de assistente de produção e mecânico de manutenção de máquinas agrícolas (16 vagas para cada). Para Ivinhema são 16 vagas para o curso de assistente de produção e em Naviraí o curso disponível é de costureiro industrial do vestuário (12 vagas). Para Sidrolândia são duas turmas de costureiro industrial, cada uma com 30 vagas, e um de costureiro industrial do vestuário com 20 vagas. No município de Aparecida do Taboado são 160 vagas, distribuídas entre os cursos de assistente administrativo (30 vagas); almoxarife (30 vagas); mecânico de manutenção (turmas 20 vagas); operador de processos químicos (20 vagas) e operador de computador (duas turmas 20 vagas cada).

Confira também

Iagro-MS emite alerta para morcegos-vampiros que já mataram mais de 100 bois

A raiva bovina já matou mais de 100 animais na região nordeste de Mato Grosso do Sul e …