ONG realiza mais de cem exames de mama em mulheres, em Bonito

Mais de 100 mulheres realizaram exames gratuitos de mama e de colo de útero ontem no Posto de Saúde Central de Bonito. A ação foi promovida pelo Grupo Onça Pintada em parceria com a equipe médica da Prefeitura Municipal de Bonito.

A ONG (Organização não governamental) Onça Pintada realiza há mais de 15 anos, exames de câncer de mama no interior do Estado. De acordo com o presidente do grupo, Rodrigo Machado, a ideia do projeto é realizar uma triagem sobre a saúde dessas mulheres. “Fazemos um rastreamento sobre a saúde da mulher. Se for detectado algum problema, essa paciente é encaminhada para o Sistema Único de Saúde para acompanhamento e tratamento. Além disso, nós também temos uma equipe que faz uma palestra para as pacientes antes do atendimento, esclarecendo dúvidas e reafirmando a importância do cuidado e da visita frequente ao médico”, afirma.

Machado ressalta que no caso de câncer de mama, o diagnóstico precoce faz toda a diferença no bom resultado do tratamento. “Fundei o projeto há mais de 15 anos ao lado do deputado estadual Paulo Corrêa, quando não havia nenhuma iniciativa do tipo no estado. Nós visitamos muitos lugares em que o acesso à saúde é precário, como cidades do interior e aldeias. Já atendemos mais de 50 mil mulheres desde o início do projeto”, explica.

O prefeito do município Leleco Brito (PTdoB) acompanhou o início dos exames no período da tarde e agradeceu o trabalho da ONG. “A saúde é uma preocupação da nossa administração. Obrigada por atender a esse novo chamado e de trazer o ônibus para Bonito. Essa não é a primeira vez que vocês nos recebem e não temos como agradecer. Nosso trabalho na saúde tem sido constante, principalmente dentro das especialidades. Estamos com uma sala de cardiologia equipada a disposição da nossa população e agora estamos com o ortopedista Dr. Laerte novamente atendendo no posto de saúde”, afirmou Leleco.

Segundo informações da coordenação de saúde básica do município, de 101 exames de câncer de mama, 18 foram encaminhadas para mamografia e 15 para ultrassom de mama para uma avaliação mais precisa.

Prefeitura faz 102 exames de colo de útero em apenas um dia

Enquanto a ONG Grupo Onça Pintada realizou os exames de câncer de mama, a equipe de saúde da Prefeitura Municipal priorizou exames do colo uterino. Ao todo 102 mulheres foram atendidas no período da manhã e a tarde.

O exame é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, responsáveis pelo aparecimento do câncer de colo de útero, o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou), oferecido gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. Conforme a evolução da doença, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor.

Confira também

Com vacinação em massa, cidade de MS tem menor incidência e zero casos de Covid há 4 dias

Pouco mais de 20 dias depois da vacinação em massa nas cidades na região de …