Novos recrutas são incorporados à Sentinela do Pantanal em Porto Murtinho

Em cerimônia realizada na segunda-feira, 02 de março na gloriosa e prestigiosa unidade militar do Exército Brasileiro, a 2ª Cia Fron, Sentinela do Pantanal, foi efetuada a incorporação para prestar o Serviço Militar Obrigatório de 77 novos recrutas que durante o ano de 2015 servirão à Pátria na unidade militar e que, após a conclusão do período de Instrução Individual Básico de 30 dias, constituir-se-ão em fatores fundamentais para que a Sentinela do Pantanal mantenha a tradição de excelência na formação de combatentes de Infantaria, que são chamados de “Guerreiros do Pantanal”.

O ato foi presidido pelo Major de Infantaria Macedo, atual Comandante da 2ª Cia Fron, e contou com o prestigio de familiares e amigos dos Conscritos. Após a incorporação, foi iniciado período de internato, com duração de quatro semanas, durante o qual os conscritos receberão as instruções militares básicas.

A Cerimônia

A primeira parte da cerimônia ocorreu no lado de fora da unidade, depois descerrado a fita de boas vindas os jovens e futuros guerreiros do Pantanal adentraram no pátio Soldado Simeão Fernandes onde vestiram o uniforme verde-oliva.

De acordo com o comandante da unidade militar, major Macedo, ressaltou que até o momento o número de jovens, que incorporam no serviço militar é quase igual aos de anos anteriores. “Essa solenidade faz parte do serviço militar obrigatório e acontece em todas as unidades militares do Exército Brasileiro que adotam esse mesmo procedimento”.

O Major conta que o serviço militar obrigatório é de aproximadamente um ano. “Ao longo desse ano, o nosso objetivo é ensinar o jovem a ser um soldado e saber defender sua Pátria. Passamos todos os ensinamentos para que futuramente o soldado possa servir em missões reais”, ressalta.

Macedo explica que a solenidade de incorporação varia conforme cada quartel. “Os jovens entram marchando com trajes civis. Na segunda parte aparecem para seus familiares pela primeira vez com a farda. Após essa solenidade, passam por um período de internato.

Nos próximos trinta dias, os Recrutas terão um período intensivo de instrução militar, chamada de Instrução Individual Básica, quando, em regime de internato e com instruções nos três turnos do dia, aprenderão as técnicas e táticas fundamentais para a formação do Soldado Combatente de Infantaria.

Após esse período, os Recrutas, em cerimônia solene, receberão a Boina Verde, sendo então declarados Soldados e designados para as várias funções que irão desempenhar nessa conceituada unidade militar. Tais funções, via de regra, procuram compatibilizar o perfil individual de cada Soldado às diversas vagas existentes.

Vale lembrar que muitos desses jovens não são de Murtinho. “Recebemos jovens de praticamente de toda a região sudoeste, a maioria são dos municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Murtinho” pondera o comandante.

A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, entre eles a presidente da Câmara Municipal, vereadora Sirley Pacheco (PSB) e do vereador Fábio Silva dos Santos (PT). O pátio Soldado Simeão Fernandes recebeu grande numero de convidados são familiares dos jovens conscritos que foram prestigiar a solenidade de incorporação dos filhos.

O Major Macedo deu boas vindas aos futuros guerreiros do Pantanal e disse que neste momento a unidade recebe os seus filhos, a partir daqui os jovens pertencem à unidade onde eles vão ser preparados para defender a Pátria.

Após a cerimônia, os Recrutas acompanharam seus convidados em uma visita pelas instalações do quartel e participaram de um pequeno coquetel de confraternização e boas-vindas.

Confira também

Presidente Bolsonaro estará em Ponta Porã na próxima semana

Conforme informações extraoficiais o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), estará presente na cidade de Ponta Porã na quarta-feira (30), …