Moka se reúne com cooperativas de transporte de MS para discutir pauta dos caminhoneiros

O senador Waldemir Moka (PMDB) reuniu-se nesta quarta-feira (11), em seu gabinete em Brasília, com representantes das cooperativas de transporte de Mato Grosso do Sul para discutir as principais reivindicações dos caminhoneiros de todo o país.

Moka tem sido um dos interlocutores do Congresso Nacional na negociação da categoria com o Governo federal. O senador diz que os caminhoneiros já apresentaram suas reivindicações e cabe agora ao governo decidir sobre elas. “As propostas estão sobre a mesa. Espero que as partes cheguem a um acordo para o bem de todos”, afirmou.

Entre os pedidos está a criação de tabela de preços mínimos de fretes, a redução do pedágio, da carga tributária sobre a folha de pagamento e do diesel, a prorrogação do vencimento de prestações de financiamento para a compra de caminhões, entre outros.

Empresário da área de transporte, Lúcio Logemann adverte que a situação do setor é crítica e não descarta a falência da classe caso parte das reivindicações não sejam atendidas. “Estamos à beira de um colapso. E isso afetará quem tem um caminhão até grandes grupos com 200, 300 e até 800 veículos na frota”, afirma.

Carlos Lima, diretor da Cooperativa dos Transportadores do Pantanal (Cootrapan), afirma que 2014 foi ano muito difícil para a classe em virtude da realização da Copa do Mundo e do atraso na colheita da safra. “Se não bastasse isso, fomos surpreendidos com uma série de aumentos no início desse ano e aí não houve como continuar”, explicou.

O senador Moka disse que o encontro serviu para acertar alguns detalhes para audiência pública, a ser realizada nesta quinta-feira (12), na Comissão de Agricultura do Senado, para tratar da paralisação dos caminhoneiros.

Participaram ainda da reunião os representantes da Coopersul (Cooperativa de Apoio aos Transportadores Rodoviários de Mato Grosso do Sul) Jorge Pagliotto e José Xavier Filho, além do vereador de São Gabriel do Oeste Valdecir Malacarne (PV).

Confira também

Relatório final da CPI será lido hoje

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia será lido nesta quarta-feira (20) durante …