Ministro destaca importância de Sistema Nacional do Esporte durante evento no DF

O desenvolvimento do esporte estará em discussão no Distrito Federal até quarta-feira (04.03), em audiência pública com a comunidade esportiva, promovida pela Secretaria Distrital de Esporte e Lazer. Na abertura do evento, que aconteceu na tribuna de honra do Estádio Nacional Mané Garrincha, o ministro do Esporte, George Hilton, destacou a importância deste tipo de debate para formar uma Política Nacional para o setor.

“Tenho dedicado uma atenção especial, desde que assumi o ministério, em ouvir, atletas, dirigentes, gestores, parlamentares, prefeitos, governadores. O Brasil, desde 2007, tem sido protagonista de grandes eventos esportivos internacionais. Precisamos aproveitar este ciclo virtuoso. O momento é de envolver todos os atores para termos um Sistema Nacional de Esporte que seja perene, para que não dependa de ciclos”, disse Hilton.

Foto: Ivo Lima/ MEUm dos objetivos do evento é apresentar para a comunidade esportiva do Distrito Federal os programas e projetos desenvolvidos pelo governo local. Além disso, a secretária Leila Barros destacou que quer ouvir os atores envolvidos com o esporte da cidade para incrementar as políticas públicas.

“A audiência é para a gente apresentar os projetos e programas da secretaria e escutar os principais responsáveis por fazer o esporte na cidade. Não dá para realizar um bom trabalho sem escutar o que essas pessoas têm a passar para a gente. São as federações esportivas, administrações regionais, os atletas, instituições, clubes sociais, representantes da comunidade paraolímpica e esportiva em geral. Vamos mostrar que somos uma comunidade organizada. Temos muitos programas bons na secretaria, mas eles precisam ser aperfeiçoados e ampliados. Então, temos que saber em qual nível precisamos fazer isso. Brasília é um celeiro esportivo, tem muita gente boa que pode passar experiência e queremos essa aproximação”, afirmou a ex-jogadora de vôlei.

A abertura da audiência também contou com o governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, do secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e do deputado distrital Júlio César. Nos dias 03 e 04 de março, o evento será das 14h às 18h, no Mané Garrincha.

Confira também

Rebeca Andrade vai a três finais da ginástica

O domingo foi de sentimentos contrastantes para a ginástica feminina do Brasil nas Olimpíadas de …