Juiz Odilon fala sobre família e o uso de drogas em palestra em Bonito

O juiz federal Odilon Barbosa realizou uma série de palestras em escolas da rede municipal de ensino de Bonito. Com o tema “Família, Drogas e Escola”, a apresentação ocorreu na sexta-feira (20), no Distrito Águas do Miranda e na Escola Professora Durvalina Dornelles Teixeira ( Polo) e no sábado (21), na Escola Rural do Assentamento Guaicurus. O prefeito Leleco Brito e o vice-prefeito Josmail Rodrigues participaram da abertura do evento.

Renomado pelo seu empenho na luta contra o tráfico de drogas, que resultará até em um filme brasileiro inspirado em sua vida, o juiz federal discorreu sobre a importância da família e de atividades na escola que mostrem os malefícios do uso e tráfico de drogas. “É uma honra estar em Bonito. Primeiro quero agradecer a presença do prefeito Leleco Brito e do presidente da câmara Amir Peres Trindade por nos acompanharem até aqui no Águas do Miranda”, disse o juiz.

O prefeito Leleco Brito (PTdoB) retribuiu o agradecimento ao juiz e explicou as mudanças que a Escola Rural Águas do Miranda sofreu no início do ano letivo, quando se transformou na primeira escola de Tempo Integral do município. “Muito obrigado pelo senhor estar conosco e eu quero dizer que Bonito se sente muito orgulhoso com a sua presença. Quero contar ao senhor, que hoje estamos começando um trabalho no qual nós acreditamos muito, que é a escola integral. Estamos em uma instalação modesta, mas com ótimo projeto, que eu acredito que colocado em prática com essa equipe de professores, nós conseguiremos que nossos jovens fiquem mais na escola e tenham mais opções na vida”, explicou Leleco.

Projeto

O juiz federal Odilon Barbosa realiza palestras em escolas públicas de Mato Grosso do Sul desde 2013. “Comecei na Prefeitura de Campo Grande, por meio de uma parceria. Eles fazem um calendário mensal e eu o cumpro no mês seguinte. Já percorremos 55 escolas em dois anos, praticamente toda a totalidade e até mais de uma escola por vez”, afirmou o juiz , após a palestra.

Odilon faz questão de falar aos alunos a sua origem simples e de reforçar que todos podem se tornar juízes federais ou qualquer outra profissão por meio da dedicação aos estudos. Para ele, é importante que o aluno saiba que para crescer é necessário estudo e dedicação. “Temos bons resultados com essas palestras. O problema que a gente percebe hoje é muita falta de conscientização, as pessoas são muito leigas no assunto. E percebemos uma grande omissão das autoridades e omissão de quem faz as leis, no caso do Congresso Nacional. As leis estão cada vez mais benevolentes com quem comete esse crime e o município fica por vezes preso, sem ter muitas opções para agir”, explicou o juiz.

Confira também

Guia Lopes mantém aulas remotas; Sidrolândia adota sistema híbrido

Guia Lopes da Laguna, cidade no oeste do Estado, entrou na lista de municípios que …